Crioterapia | Como o choque térmico reduz a dor e relaxa os músculos

A crioterapia tem cada vez mais adeptos, e ocasionalmente vira pauta nas redes sociais quando alguma celebridade aparece mergulhando em uma banheira de água gelada, ou repleta de cubos de gelo, reacendendo a discussão sobre os possíveis benefícios da prática — relaxar os músculos e prevenir inflamações, graças ao choque térmico.

  • Ácido hialurônico pode reparar músculos danificados, diz estudo
  • Droga engana músculos e simula efeitos do exercício físico

Se você alguma vez colocou uma compressa de gelo sobre uma parte do corpo depois de uma lesão, já recorreu a uma das várias técnicas de crioterapia — mais precisamente, a chamada crioterapia de contato. É a forma mais utilizada, pois o gelo ajuda a minimizar um inchaço e controlar a dor.

Crioterapia de imersão

A técnica que tem despertado a curiosidade das pessoas é a crioterapia de imersão. “Nada mais é do que você submergir o corpo todo no líquido, em uma temperatura perto de dez graus Celsius, de dez a 15 minutos”, explica Leandro Karam — fisioterapeuta e coordenador do curso de Fisioterapia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).


Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/

De acordo com um artigo da International Journal of Environmental Research and Public Health, mergulhar na água gelada exerce pressão sobre o corpo em um processo denominado pressão hidrostática, que move o fluxo sanguíneo para o coração, cérebro e pulmões e fornece ainda mais oxigênio e nutrientes a esses órgãos.

O material também menciona que após esse banho frio, os vasos sanguíneos se expandem e bombeiam o sangue rico em oxigênio e nutrientes de volta aos tecidos do corpo, incluindo os músculos.

Banho gelado faz bem

Justamente por causa da redução da temperatura corporal e do aumento da circulação, o banho gelado pode gerar vários benefícios para a saúde:

Alívio nas dores

A água fria atinge os receptores de frio na pele e, como resultado, envia impulsos elétricos ao cérebro que reduzem a dor. Os banhos de gelo também estreitam os vasos sanguíneos, o que faz a lesão doer menos. É o que defende um artigo publicado na Knee Surgery, Sports Traumatology, Arthroscopy.

Relaxamento muscular

Já um material da revista científica Elsevier diz que a imersão em água fria uma hora após o exercício ajuda a reduzir a dor muscular e a melhorar a recuperação muscular por até 24 horas.

Humor

Os estudos também sugerem que a imersão em água fria pode diminuir a tensão e a raiva. Além disso, pode proporcionar um estado de alerta e reduzir o nervosismo. 

Choque térmico

O que chamamos de choque térmico, na verdade, consiste na chamada terapia de contraste. Na técnica, a pessoa está em uma banheira gelada e depois vai para uma banheira quente.

Banho gelado tem benefícios, assim como o choque térmico, ou seja, a terapia de contraste (Imagem: Gpointstudio/Envato)

“O princípio anti-inflamatório é derivado da exposição à crioterapia. Então, é isso que gera o processo anti-inflamatório e analgésico. De alguma forma, o calor também gera o processo analgésico, mas não o anti-inflamatório. Então, assim, a terapia de contraste, que é o choque térmico, não vai combater um processo inflamatório, mas pode ajudar na analgesia”, indica Karam.

O fisioterapeuta explica que, quando a pessoa se expõe à crioterapia, há um processo de contração dos vasos sanguíneos, e logo depois, quando se expõe ao calor, há a vasodilatação — o relaxamento desses vasos.

Cuidados na crioterapia

“A crioterapia é recomendada para processos inflamatórios e também para facilitar e melhorar o processo de reparo dos músculos. Existem evidências científicas que mostram que a crioterapia ajuda o processo de reparo muscular. Então, isso tudo é demonstrado e comprovado com a alteração de alguns marcadores biológicos que indicam esses processos”, afirma o especialista.

Nas palavras do fisioterapeuta, todos podem fazer a crioterapia. Só precisa tomar cuidado com a temperatura. “A temperatura tem que estar ali perto de dez graus”, reforça. Outro ponto importante sobre a técnica do banho gelado é o cuidado com feridas abertas. Se você tem interesse na técnica, consulte um fisioterapeuta e realize a crioterapia sob orientação do profissional.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Ciência define a partir de qual idade a pessoa é “velha”
  • Google Fotos agora separa prints de recibos e outros documentos
  • Meta consegue liminar para seguir com este nome no Brasil
  • Recorde na expectativa de vida humana vai ser quebrado em 2060
  • Pintura rupestre revela história milenar da ocupação na Amazônia
  • Programa do IRPF 2024 já está disponível; veja como baixar
Adicionar aos favoritos o Link permanente.