Mexer no celular enquanto anda prejudica o corpo e a mente

Você tem o costume de andar e usar o celular ao mesmo tempo? Evidências científicas sugerem que a prática é inadequada e pode fazer mal para a sua saúde. Mas fique tranquilo, você não está sozinho nessa. Um artigo publicado no HHS Public Access mostra que 24,6% das pessoas têm esse costume.

  • Telas, telas e mais telas: como cuidar da visão na era digital?
  • Radiação do celular pode causar câncer?

De maneira resumida, olhar o celular durante a caminhada não apenas atrapalha a atenção, como também traz prejuízos para a postura e até mesmo o humor.

Desvio de atenção

Já sabemos os perigos de dirigir e atender o celular (e principalmente mexer nele), mas pouco se pensa nos perigos que podem acometer os pedestres que dividem a atenção entre a rua e o dispositivo.


CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.

No entanto, no congresso HFES 65th International Annual Meeting, realizado em 2021, um grupo de pesquisadores mostrou uma relação entre pedestres distraídos com seus smartphones e o número de acidentes, e chegou a um alerta de quase 30 mil lesões causadas por essa distração.

Cegueira perceptiva

Enquanto isso, o periódico Cognitive Psychology traz um termo específico para uma das consequências de se caminhar com o olhar preso no smartphone: inattentional blindness, que pode ser traduzido para algo como “cegueira por desatenção”.

A condição envolve uma distração que impede a pessoa de notar qualquer coisa que aconteça ao seu redor.

Andar e mexer no celular pode gerar acidentes no trânsito (Imagem: Ketut Subiyanto/Pexels)

“Os usuários de telefones celulares andavam mais devagar, mudavam de direção com mais frequência e eram menos propensos a reconhecer outras pessoas do que os indivíduos nas outras condições. Os usuários de telefones celulares também eram menos propensos a notar uma atividade incomum ao longo de seu percurso”, consta no estudo.

Prejuízos na postura

Segundo um estudo divulgado pela revista científica Gait & Posture, esse hábito também pode prejudicar a postura. Isso porque, se uma pessoa olha o celular durante a caminhada, a tendência é aumentar a quantidade de força, colocada no pescoço e nos músculos da parte superior das costas.

Como resultado, a pessoa pode passar por dores no pescoço, e se depara com uma redução da capacidade de manter o equilíbrio  — enquanto o risco de tropeçar ou ter uma queda só aumenta.

“O uso de um smartphone durante a caminhada apresenta riscos potenciais para problemas musculoesqueléticos no pescoço devido a uma grande flexão do pescoço”, reforça outro estudo, no Journal of Exercise Rehabilitation

Reflexos no humor

Andar e falar no celular ao mesmo tempo também representa riscos para o emocional. Tudo por causa de um ligeiro aumento nos níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Caminhar pode ser benéfico para a saúde, mas não quando se tem o smartphone em mãos: a atenção deve ser voltada ao ambiente, principalmente se essa caminhada for ao ar livre. Ou seja: curta o cenário, não as postagens! 

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Ciência define a partir de qual idade a pessoa é “velha”
  • Pen drive na parede | Projeto artístico curioso tem adeptos no Brasil
  • Motorola Edge 50 Pro é confirmado com novo chip Snapdragon 8s Gen 3
  • Ilha submersa na costa do Brasil está repleta de minerais preciosos
  • 35% de etanol na gasolina: como isso afeta consumo e manutenção do carro?
  • Pintura rupestre revela história milenar da ocupação na Amazônia
Adicionar aos favoritos o Link permanente.