Câncer de colo de útero: saiba principais sintomas e fatores de risco

O câncer de colo de útero é uma das neoplasias mais frequentes entre as mulheres brasileiras, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma e do câncer de mama.

A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é que, entre 2023 e 2025, cerca de 17 mil mulheres receberão anualmente o diagnóstico da doença. Esses dados dão uma ideia da importância do Março Lilás no combate e na prevenção do câncer de colo de útero.

A campanha visa conscientizar a população sobre medidas preventivas acessíveis, como o rastreamento com citologia oncótica, conhecido como papanicolau, a vacinação contra o HPV e eliminação dos fatores de risco (como o tabagismo). Além da importância do acompanhamento ginecológico regular.

A infecção persistente pelo HPV é o principal fator de risco para o câncer de colo de útero. Além disso, mulheres imunossuprimidas, como as portadoras do vírus HIV, transplantadas, em tratamento para outros cânceres, e aquelas com uso crônico de corticosteróides, também apresentam maiores chances de ter a doença.

Sintomas do câncer

O câncer de colo de útero ocorre na parte inferior do útero, que se conecta ao topo da vagina, explica a ginecologista Carla Miranda, da Segmedic.

Na fase inicial, a doença pode não apresentar sintomas. No entanto, sintomas como sangramentos irregulares, dor abdominal inferior, sangramento pós-coito e secreção vaginal anormal podem surgir à medida que a doença avança.


0

Continue a leitura no site Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.