Da redação, AJN1
A presidente da ONG Educação e Legislação Animal (Elan), a ativista Nazaré Moraes, foi encontrada morta nesta quarta-feira (20), em um galpão de sua propriedade na Barra dos Coqueiros. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), em Nossa Senhora do Socorro, para ser necropsiado e constatada a causa da morte. Ainda não há informações sobre o local do velório e sepultamento.
“Defensora feroz dos animais, pessoa de irreverência enorme e coração maior ainda , que não media esforços pela causa. Mais do que tudo: minha amiga. Hoje a causa animal perde uma das suas maiores guerreiras: Nazaré Moraes. Estou muito chocado e profundamente triste. Só peço que ela seja acolhida em meio a muita luz1”, postou o vereador Breno Garibalde em sua conta no Instagram.
O Instituto Sergipano de Direiro Animal (ISDA), também lamentou a morte da ativista. “É com profundo pesar que lamentamos o falecimento da ativista da causa animal Nazaré Moraes. Nossas sinceras condolências à família e amigos neste momento difícil. Que encontrem conforto nas lembranças e no amor que ela deixou como legado.”
Elan
Através da iniciativa de Nazaré Moraes em lutar pelos direitos dos animais de forma legalizada e organizada, a Elan surgiu no dia 28 de setembro de 2012, . A ONG atua educando, combatendo crimes, providenciando que as leis sejam aplicadas e/ou que passem a existir. Busca controlar a população de animais domésticos (esterilização cirúrgica), defende a guarda responsável de animais, o bem estar animal, a domiciliação de animais abandonados, saúde pública envolvendo zoonoses, entre outros.