Medo de palhaço? Cientistas finalmente descobrem a causa

O medo de palhaços, também conhecido como coulrofobia, é mais comum do que se imagina, e a ciência acaba de descobrir quais são as causas dessa fobia. Na verdade, esse pavor irracional está ligado a oito fatores diferentes, como o comportamento imprevisível desses personagens e as características faciais exageradas pela maquiagem.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • 8 filmes bizarros e assustadores com palhaços assassinos
  • Rede neural gera palhaços bizarramente assustadores em loop infinito

Vale lembrar que o medo de palhaço não é limitado aos filmes ou livros de terror, como Pennywise de It: A Coisa, ou ao circo — outro ambiente possivelmente amedrontador. Algumas pessoas têm uma fobia tão forte que pode ser ativada por palhaços em festas de crianças ou em inaugurações de lojas infantis, por exemplo. 

Quem tem medo de palhaço?

Pesquisadores da University of South Wales (País de Gales) têm se dedicado ao estudo do comportamento humano ligado ao medo de palhaços, com o primeiro artigo do grupo publicado na revista International Journal of Mental Health.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Cientistas descobrem quais fatores causam o medo de palhaços, uma fobia conhecida como coulrofobia (Imagem: Tom Roberts/Unsplash)

Nesta pesquisa inicial, os cientistas recrutaram mais de 980 pessoas, com idades entre 18 e 77 anos, de diferentes países. Mais da metade (53,5%) afirmou ter algum grau de coulrofobia, sendo que 5% tinham “muito medo”.

“O medo de palhaços é comum na população em geral, embora o medo extremo tenha uma incidência semelhante à de outras fobias específicas”, esclarecem os autores sobre os resultados.

Há alguns achados curiosos. As mulheres têm mais pavor de palhaços do que os homens (29,6% contra 19,3%). De modo geral, essa fobia diminui com a idade.

Origem do medo de palhaços

Em desdobramento da pesquisa anterior, a mesma equipe resolveu analisar quais fatores estavam na origem desse medo irracional aos palhaços e, para isso, mais de 520 pessoas foram entrevistadas.  

Publicado na revista Frontiers in Psychology, o novo estudo defende a teoria de que a coulrofobia tem oito possíveis causas mais comuns. A seguir, confira quais são:

  1. A maquiagem que cobre a pele dá a sensação de que os palhaços não são humanos, causando uma reação semelhante à experimentada com bonecas e manequins;
  2. A maquiagem de palhaço também esconde as emoções e gera incerteza em quem está próximo;
  3. A cor da maquiagem clássica de palhaço combina a palidez do branco com o vermelho, o que remete à doença, ao sangue e à morte;
  4. Características faciais exageradas dos palhaços dão uma sensação de ameaça iminente;
  5. O comportamento imprevisível dos palhaços pode deixar as pessoas desconfortáveis;
  6. O medo de palhaços foi aprendido dentro de casa, com histórias contadas por membros da família;
  7. Representações negativas de palhaços na cultura pop solidificam a ideia de que são perigosos, como Pennywise;
  8. Experiência real e assustadora com um palhaço no passado.

De todas as possíveis causas verificadas no estudo, a experiência negativa com um palhaço é a menos comum. Isso sugere que o medo está muito mais relacionado às características desses personagens e às narrativas de que são perigosos do que embasado em experiências pessoais.

Se você não tem medo de palhaços e gosta de consumir filmes e séries de terror, aproveite para conferir uma lista com as séries mais aterrorizantes na Netflix: 

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.