Espanha: vídeos mostram a fúria das enchentes; mulher é arrastada

As imagens de torrentes de água invadindo as ruas na Espanha, causando dezenas de mortes e arrastando pessoas e carros, são impactantes. Os serviços de emergência de Valência informaram na rede social X que “o processo de identificação das vítimas está começando”.

Nas redes sociais, as imagens de uma mulher sendo arrastada pela correnteza em Valência viralizaram. Veja:

Também em Valência, uma mulher e seu pet de estimação foram resgatados pelos bombeiros de dentro de casa, completamente tomada pelas águas:

O primeiro balanço realizado pelos diversos órgãos e as forças de segurança envolvidos nas operações de emergência apontava um número provisório de 62 vítimas fatais, mas logo a lista aumentou.

Chuvas torrenciais e fortes ventos atingem o sul e leste da Espanha desde o início da semana, provocando inundações em Valência e na região da Andaluzia. Algumas áreas da comunidade administrativa valenciana, que reúne as cidades de Valência, Alicante e Castellón, permaneciam sem serviço de telefonia e energia elétrica nesta quarta-feira.

Alguns pontos da região estavam inacessíveis, devido ao alagamento das estradas, relatou o presidente regional, Carlos Mazón. Os sistemas de transporte ferroviário e aéreo também foram gravemente afetados.

“Reiteramos a importância de não fazer deslocamentos por estrada nas províncias afetas na região de Valência”, insistiu Mazón nesta quarta-feira (30/10).

Há dezenas desaparecidos, segundo o jornal El País, que também cita 150 mil pessoas sem energia elétrica. Alguns povoados permanecem isolados e moradores enviam pedidos de socorro pelas redes sociais. Muitos habitantes de zonas inundadas estão presos no segundo andar de suas casas, já que a parte inferior continua repleta de água.

“Devastador”

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, manifestou o apoio total do Estado aos atingidos, mas alertou que este episódio “devastador” pode não ter terminado.

Em um curto discurso transmitido pela televisão nesta quarta, gravado na sede do governo, em Madri, Sánchez pediu aos residentes da região que permaneçam vigilantes diante das inundações excepcionais.

O premiê, que retornou de uma viagem à Índia, presidirá uma reunião do comitê de crise para monitorar a situação.

“Estou acompanhando de perto e com preocupação as informações sobre as pessoas desaparecidas e os danos causados” pela tempestade, escreveu Sánchez na rede social X, instando a população a seguir as recomendações das autoridades.

Com informações do portal RFI, parceiro do Metrópoles.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.