CCJ chamará Lewandowski a explicar “demora” em regular clubes de tiro

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (30/10), um convite para que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, explique a demora para regulamentação das atividades dos clubes de tiro.

O requerimento é de autoria do deputado Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP) e inicialmente pedia a convocação do ministro. No entanto, após um acordo na comissão, a convocação foi convertida em convite. Com isso, Lewandowski não será obrigado a prestar esclarecimentos.

O texto solicita ainda que o ministro da Justiça esclareça a demora para aquisição de armas de fogo por policiais civis, penais e militares. “O atraso na definição de regras claras para o acesso a armamentos compromete a eficácia da atuação dos policiais civis, penais e guardas civis municipais, especialmente diante do atual cenário de aumento da criminalidade”, argumenta Bilynskyj.

No ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) editou um decreto que regula a compra de armas, assim como o funcionamento dos clubes de tiro. Pelo texto, esses estabelecimentos terão até janeiro de 2025 para se adaptar às novas regras, que vão desde limitar a presença de menores de idade e restringir a localização dos clubes.

Já em setembro deste ano, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, enfatizou que qualquer mudança apresentada pelo governo relacionada ao funcionamento de clubes de tiro será com o intuito de combater a liberação de armas.

“Qualquer alteração que venha a ser feita no diálogo com Congresso Nacional vai buscar manter esses princípios de combater a liberação de armas que foi feita pelo governo anterior e de combater qualquer tipo de insegurança às nossas crianças que estão nas escolas e à cultura da paz que a gente precisa cultivar no nosso país”, disse Padilha.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.