AMD confirma lançamento de GPUS RDNA 4 para início de 2025

Enquanto a NVIDIA não confirma oficialmente as GPUs GeForce RTX 50, a AMD saiu na frente e garantiu nesta semana que suas GPUs baseadas em RDNA 4 serão lançadas no começo de 2025. A informação não veio de um anúncio como costumamos ver, mas de uma reunião com os acionistas da empresa.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • 5 processadores mais icônicos e populares da AMD
  • Delid do Ryzen 7 9800X3D mostra mudanças 3D V-Cache de 2ª geração

Lisa Su, CEO da AMD, afirmou que a receita do segmento de GPUs para games caiu em um ano, mas não divulgou números específicos. Ela deixou claro que, apesar da queda registrada, a companhia segue trabalhando na próxima geração de chips gráficos.

Radeon RX 8000 terá maior capacidade em ray tracing

Su garante ainda que as placas de vídeo RDNA 4 terão um grande aumento de performance em jogos, algo que será refletido também em ray tracing, que sempre foi o ponto fraco das GPUs Radeon, além de novas capacidades para processamento de IA.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“Na área de gráficos para jogos, a receita diminuiu em relação ao ano anterior, à medida que nos preparamos para a transição para as GPUs Radeon de última geração baseadas em nossa arquitetura RDNA 4. Além de um forte aumento no desempenho de jogos, o RDNA 4 oferece um desempenho em ray tracing significativamente maior e acrescenta novos recursos de IA.

Estamos no caminho certo para lançar as primeiras GPUs RDNA 4 no início de 2025″.

Diferente das placas de vídeo NVIDIA GeForce RTX 50, não temos muitos rumores e vazamentos acerca das Radeon RX 8000. Mas informações não oficiais de junho indicam que a AMD estaria preparando somente duas GPUs, pelo menos inicialmente, para o lineup baseado em RDNA 4.

As placas de vídeo RDNA 3 ainda ficam atrás das RTX 40 em ray tracing (Imagem: AMD/Divulgação)

Mais recentemente, o insider Kepler disse que a AMD deve desistir de brigar no segmento high-end de placas de vídeo com as Radeon RX 8000, como aconteceu com a primeira geração de placas RDNA (Radeon RX 5000).

A AMD tem uma apresentação marcada para a CES 2025 e, além das GPUs RDNA 4, poderemos ver ainda novidades sobre os chips mobile Ryzen Z2, além da nova família de processadores Ryzen para notebooks.

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.