Fenômeno chinês, mininovelas em rede social ganham incentivo no Brasil

Pequim (China) – Capítulos de até dois minutos, minisséries de 10 episódios e poucas temporadas. Esse é o novo fenômeno de sucesso na China, que ganhará incentivos financeiros e apoio de produção profissional para tentar conquistar o mercado de entretenimento brasileiro. Conhecidas como “mininovelas”, as produções foram lançadas pela plataforma Kwai na China em 2019. De lá para cá, mais de 6 mil dramas foram roteirizados.

Diante do cenário promissor, a Kuaishou, empresa chinesa detentora do Kwai, decidiu reforçar os investimentos feitos no Brasil para promover esse tipo de produção. O projeto, chamado Telekwai, chegou ao país em 2022. O formato conquistou 42 bilhões de visualizações no seu primeiro ano em terras brasileiras e, no ano passado, ultrapassou a marca de 60 bilhões de visualizações.

Imagem colorida do complexo de novelas do Kwai na China - Metrópoles
Cenários reproduzem espaços do cotidiano

Nessa nova fase, 4,7 mil criadores parceiros participarão da produção de vídeos curtos. A plataforma apoiará as produções, ao oferecer suporte de roteiristas profissionais, direção de fotografia e de atuação. O sucesso dessa experiência na China ajudará a guiar, de certa maneira, a escolha de roteiros e de personagens, mas a Kuaishou aposta na criatividade dos brasileiros para sedimentar o modelo por aqui.

Profissionalização da produção

Ji Cheng, vice-presidente e chefe de operações globais da Kuaishou International Business, afirma que a falta de agências dedicadas a criar esse tipo de conteúdo no Brasil determinou o direcionamento dos novos investimentos da empresa no Brasil. O país é o segundo maior mercado do Kwai no mundo, e a empresa já investiu R$ 7 bilhões por aqui.

“O criador no Brasil precisa fazer tudo sozinho. Não é fácil encontrar pessoas com tantos talentos diferentes para criar um roteiro, gravar, atuar. Por isso, decidimos investir em ajudar essas pessoas, apresentar referências, criar projetos e fazer a coprodução”, explica. Todo o suporte será dado aos criadores, por meio de agências especializadas na produção de conteúdo audiovisual.

5 imagens

Os ambientes de cenários interiores ocupam um espaço de 15 mil metros quadrados

Produtoras parceiras da Kuaishou têm preferência na locação dos espaços
Kwai quer aumentar investimentos em mininovelas no Brasil
Produções estão viralizando nas redes sociais
1 de 5

Mais de 500 equipes de filmagens utilizam os ambientes

Priscilla Borges/Metrópoles

2 de 5

Os ambientes de cenários interiores ocupam um espaço de 15 mil metros quadrados

Priscilla Borges/Metrópoles

3 de 5

Produtoras parceiras da Kuaishou têm preferência na locação dos espaços

Priscilla Borges/Metrópoles

4 de 5

Kwai quer aumentar investimentos em mininovelas no Brasil

Priscilla Borges/Metrópoles

5 de 5

Produções estão viralizando nas redes sociais

Priscilla Borges/Metrópoles

O portfólio de mininovelas do Telekwai possui mais de 100 títulos brasileiros. Agora, a expectativa é lançar, mensalmente, 80 episódios de produções regulares e 10 minisséries especiais, com 10 episódios cada.

“Ao investir na criação de conteúdos de qualidade, fortalecemos também a comunidade criativa local. O Telekwai já conquistou uma audiência massiva e estamos empolgados com as novas histórias que nossos criadores trarão para a plataforma”, reforça Cheng. A aposta da Kwai é que o formato atraia também o mercado publicitário, a partir da produção de branded content nas mininovelas.

Qualidade de cinema

Na China, a produção de novelas de vídeos curtos já é feita em grande escala, de maneira rápida e em estúdios com qualidade de cinema. A profissionalização das mininovelas impulsionou o surgimento de agências especializadas, que filmam até 10 histórias diferentes ao mesmo tempo. Algumas séries são vendidas individualmente aos usuários da plataforma; outras são compradas dos criadores por grandes empresas, por exemplo.

* A jornalista viajou à China a convite do Kwai e do Centro de Comunicação da China para as Américas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.