Harmonia Jazz Festival anuncia as atrações para o grande encontro em Joinville

E quem vem aí é o meu chapa e jornalista Rubens Herbst sempre com uma grande notícia do front cultural do Norte do Estado. Agora é para avisar que o Harmonia Jazz Festival, que acontecerá nos dias 8 e 9 de novembro, anunciou a programação completa dos shows da sua nova edição. Mais uma vez grandes nomes das cenas instrumentais brasileira e internacional vão se revezar no palco da Sociedade Harmonia-Lyra.

Os ingressos já estão à venda no site Enjoy Ticket e todas as informações também estão disponíveis no perfil do festival no Instagram.

Em sua segunda edição, o Harmonia Jazz Festival traz a Joinville grandes nomes da música instrumental nacional e internacional, como Carlos Malta, Nelson Faria & Guto Wirtti. – Foto: Mariana Körbes/Divulgação

A jornada jazzística abre na sexta (8), mas não no palco, e sim na sala de aula. Às 14h, na Casa da Cultura, o saxofonista e flautista Mauro Senise ministrará uma oficina ao lado do pianista Adriano Souza. Ele não vai se ater às questões específicas sobre os instrumentos que toca, mas falará também sobre técnica de improviso, prática de conjunto, gerenciamento de carreira, entre outros aspectos relacionados à música. A entrada é gratuita.

À noite, o 2º Harmonia Jazz Festival abre com o trio do pianista Edilson Forte, o Tatu. De currículo vasto, ele fez parte do grupo instrumental Mente Clara, foi diretor musical, tecladista e pianista em transatlânticos na Europa e passou por grandes eventos como o Festival de Música de Itajaí, Festival de Música de Curitiba, POA Jazz e Torino Jazz Festival (Itália). Hoje Tatu mora em Joinville, onde atua como professor de piano e práticas em conjunto na escola de música Arte Maior. No show, será acompanhado por Rafael Calegari (contrabaixo) e Rodrigo Porciúncula (bateria).

Na sequência, se apresenta o quarteto do saxofonista e flautista Mauro Senise, dono de uma carreira de mais de 50 anos de carreira na qual se destaca a criação do mitológico grupo Cama de Gato. Mas ele também integrou as bandas de Egberto Gismonti e Hermeto Pascoal, e fez parte dos Doces Bárbaros, com Gil, Caetano, Bethania e Gal.

A primeira noite do festival encerra com a cantora carioca Leila Maria, cuja sólida carreira de 30 anos foi construída em teatros, casas noturnas, clubes e festivais de jazz do Brasil e do exterior, além de seis álbuns lançados – o mais recente, Ubuntu (2022), é dedicado ao repertório de Djavan e foi ovacionado pela crítica especializada.

A cantora Leila Maria é a atração da noite de abertura do Harmonia Jazz Festival, dia 08 de novembro – Foto: Catarina Ribeiro/Dilvulgação

Segunda noite com Ras Vicente e Seda !

A programação do sábado (9) abre com o Ras Vicente Quinteto, que traz o bebop e o hard bop para o festival. Vicente Oliveira, conhecido como Ras Vicente, é um pianista e compositor que transita na cena instrumental gaúcha como integrante dos projetos Kula Jazz, Sinatra 1915 Tribute, Original Tons, entre outros.

No show preparado especialmente para o Harmonia Jazz Festival, Ras traz um quinteto que tem ele no piano e Ronaldo Pereira (sax), Pedro Moser (guitarra), Rodrigo Arnold (contrabaixo) e Martin Estevez (bateria), para tocar músicas autorais e temas de alguns dos maiores nomes do jazz, como Bill Evans, McCoy Tyner e Herbie Hancock.

O músico Ras Vicente chega com seu Quarteto – Foto: Alex Brandao/Divulgação

Na sequência vem o duo argentino Seda, formado pelo pianista Daniel Godfrid e o guitarrista Sebastián Espósito. Eles vêm mostrar as músicas do primeiro disco como duo, “Seda em Vivo en El CCK”, composto de temas de grandes compositores do repertório popular argentino.

O festival encerra com três dos maiores instrumentistas brasileiros da atualidade: Carlos Malta, Nelson Faria e Guto Wirtti. Para esse show, vão apresentar além, de composições próprias, releituras muito particulares para músicas como Surfboard (Tom Jobim), Casa Forte (Edu Lobo), Cais (Milton Nascimento), Bala com Bala (João Bosco e Aldir Blanc) e Trilhos Urbanos (Caetano Veloso).

O 2º Harmonia Jazz Festival é uma realização da Sociedade Harmonia-Lyra, Branco Produções por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal, com patrocínio de Schulz, Icatu e Martinelli Advogados.

Programe-se: 2º Harmonia Jazz Festival

Atrações dia 08/11 (sexta-feira, a partir das 20h): Edilson Forte Trio (BR), Mauro Senise Quarteto (BR) e Leila Maria (BR).
Atrações dia 09/11 (sábado, a partir das 20h): Ras Vicente Quarteto (BR), Seda (ARG), Carlos Malta, Nelson Faria & Guto Wirtti (BR)
Onde: Sociedade Harmonia-Lyra, rua 15 de Novembro, 485, Centro de Joinville.
Entrada: ingressos à venda no site Enjoy Ticket.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.