Veja declarações de Hamilton a Senna antes de pilotar carro do ídolo

O heptacampeão Lewis Hamilton, piloto da Mercedes, vai dirigir o lendário carro McLaren MP4/5B no GP de São Paulo, neste sábado (2/10). O desfile com o carro do bicampeonato de Ayrton Senna é um tributo para homenagear o brasileiro que morreu há 30 anos.

“Quando eu estava na McLaren, eu tive a oportunidade de dirigir um daqueles MP4/4 (modelo do campeonato de 1988, o primeiro vencido por Senna), e foi incrível. E só o pensamento de pilotar um carro como esse aqui. Eu me lembro das corridas em que ele finalmente ganhou e levantou a bandeira”, afirma Hamilton em coletiva de imprensa.

Hamilton sempre deixou claro sua admiração por Senna. Confira alguns momentos:

Ser como Senna

Hamilton afirma que começou a acompanhar o brasileiro aos quatro anos de Senna e queria correr como ele. “Os modelos de carro de brinquedo do Ayrton eram o que eu queria no Natal. Lembro que estava correndo de kart no dia que ele morreu. Eu me lembro de chorar por semanas”, diz.

Imagem colorida de Hamilton no Kart - Metrópoles

Pilotar carro de Senna

Em 2010, o britânico foi convidado pela McLaren a pilotar o MP4/4 de Senna, usada em 1988. Hamilton descreveu a ocasião como um dos melhores dias de sua vida.

Imagem colorida de McLaren com Hamilton

Pintar capacetes

Uma das marcas registradas de Senna era o capacete amarelo, verde e azul. Desde de 2011, o heptacampeão aproveita o GP de São Paulo para repetir as cores do ídolo com detalhes, como imagens do Cristo Redentor ou a bandeira do Brasil, para remeter ao país.

Imagem colorida de capacetes de Hamilton - Metrópoles

Olhar de Senna

As declarações a Senna não passaram em branco e a família do brasileiro contatou o piloto britânico para agradecer. “Vejo o Ayrton nos olhos de Lewis. Ele me lembra o Ayrton como piloto e também como um bom homem. Nós podemos ver isso em seus olhos”, afirma Viviane Senna, irmã do Rei de Mônaco.

Imagem colorida de Hamilton e Viviane Senna - Metrópoles

Foi como Senna

Até que em 2021, após um final de semana agitado, no auge da disputa com Max Verstappen, Hamilton vence a corrida em Interlagos e repete um gesto feito por Senna em 1991.

Ele parou o carro na beira da pista e pediu uma bandeira do Brasil para dar um giro completo com ela na mão, enquanto guiava com a outra. Ele conseguiu o título de cidadão honorário do Brasil após a ação.

Imagem colorida de Hamilton com bandeira do Brasil - Metrópoles

Adicionar aos favoritos o Link permanente.