Satélite da Nasa detalha tsunami que fez a Terra vibrar por 9 dias

A National Aeronautics and Space Administration (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço), Nasa, divulgou, nessa quinta-feira (31/10), detalhes sobre o tsunami que abalou a Terra durante nove dias em setembro de 2023. O evento fez a água subir em direção ao lado norte do Fiorde Dickson, na Groenlândia, enquanto se movia do sul para o norte e vice-versa a cada 90 segundos, devido a um deslizamento de rochas.

O satélite SWOT foi responsável por registrar o evento, detectando que, após um deslizamento de rochas maciça, o tsunami gerou um estrondo sísmico que reverberou a terra por nove dias.

A missão internacional do satélite foi uma colaboração entre a Nasa e o Centre National d’Études Spatiales (CNES) da França.

Veja o registro:

Satélita mostra tsunami que fez a terra vibrar
Uma visualização de dados SWOT mostra que a água no lado norte do Fiorde Dickson, na Groenlândia, estava em níveis mais altos do que no lado sul em 17 de setembro de 2023.

De acordo com a Nasa, os núcleos próximos à extremidade vermelha da escala apresentam níveis de água mais altos, enquanto as cores azuis apresentam níveis abaixo do normal.

“O SWOT sobrevoou em um momento em que a água havia se acumulado bem alto contra a parede norte do fiorde”, disse Josh Willis, pesquisador do nível do mar no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa no sul da Califórnia. “Ver o formato da onda — isso é algo que nunca poderíamos fazer antes do SWOT”, completou.

A movimentação da onda, indo para frente e para trás a cada 90 segundos, se estendeu por nove dias, gerando tremores registrados por instrumentos sísmicos a milhares de quilômetros de distância.

Lançado em dezembro de 2022, da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, o satélite SWOT está agora em operação, coletando dados que serão usados em pesquisas e outros propósitos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.