Ceilândia “perde” 63 mil pessoas com criação de Sol Nascente. Entenda

A região administrativa de Ceilândia costuma ser apontada como a mais populosa do Distrito Federal. Dados do Censo 2022, divulgados nesta quinta-feira (21/3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que a RA segue no posto. Porém, após a regularização de Sol Nascente/Pôr do Sol como uma região, Ceilândia “perdeu” cerca de 63,3 mil moradores.

O Sol Nascente foi regularizado em 2019, tornando-se a 32ª Região Administrativa (RA) do Distrito Federal. Anteriormente, a região pertencia a Ceilândia.

Antes da regularização, Ceilândia despontava nas pesquisas com cerca de 350,4 mil habitantes. Nos dados divulgados nesta quinta, o IBGE mostrou que a região registrou uma queda e contabiliza pouco mais de 287 mil moradores.


0

Já o Sol Nascente, que tornou-se a maior favela do país, tem 101,8 mil pessoas residentes na região. Entre as RAs da capital federal, encontra-se em 11º lugar como região mais populosa — apenas cinco anos após a regularização.

Regularização

O processo de regularização passou primeiro pela Câmara Legislativa do DF (CLDF), que em agosto de 2019 aprovou em dois turnos a criação da nova RA. Em outubro, o GDF sancionou a lei e oficializou a região.

Atualmente, a Sol Nascente é dividida nos seguintes bairros:

  • Trecho I,
  • Trecho II,
  • Trecho III,
  • Pôr do Sol.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.