Interlagos terá desfile de carros clássicos antes do GP do Brasil de F1

O Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 é a grande atração do Autódromo de Interlagos neste domingo (3) e, desde a última sexta-feira (1º), tem tomado conta da região com o ronco ensurdecedor dos motores dos monopostos.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Quanto ganha um piloto de Fórmula 1?
  • Qual a velocidade máxima de um carro de Fórmula 1?

Há, porém, uma atração extra para quem estiver pensando em comparecer ao evento no sábado, dia em que acontecem a corrida sprint e o treino classificatório que definirá o grid de largada. E ela não tem nada a ver com os modernos carros pilotados por Lewis Hamilton, Max Verstappen ou Charles Leclerc.

A pista do icônico autódromo será, pelo terceiro ano consecutivo, palco de um desfile de carros clássicos cedidos pelo Dream Car São Roque Museum, verdadeiras obras-primas que brilharam no setor automotivo em décadas passadas, como o Cord 812 fabricado em 1937. Confira todos os 5.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

5. Cord 812

Fabricado em 1937, o Cord 812 tem design elegante e futurista. Ele foi o primeiro o primeiro carro de origem estadunidense a apresentar o sistema de faróis escamoteáveis (que se “escondem” ao toque de um botão).

Cord 812 será um dos carros clássicos a desfilar no lendário Autódromo de Interlagos (Imagem: Divulgação/Dream Car São Roque Museum)

Além disso, o raríssimo carro que desfilará em Interlagos também foi um dos primeiros veículos produzidos com supercharged, sistema que vitamina o desempenho do motor V8 4.7 litros de 170 cv.

4. Buick Invicta

Fabricado em 1959, esse belíssimo carro conversível tem sob o capô o motor V8 de 6.6 litros e 325 cv de potência. Segundo o Allex Lourenço, curador do acervo, a transmissão automática Dynaflow oferece uma condução extremamente suave.

Buick tem sob o capô motor V8 de 6.6 litros (Imagem: Divulgação/Dream Car São Roque Museum)

O interior dessa lenda é composto de couro azul para combinar com a carroceria. O painel de instrumentos é outro destaque, com seu velocímetro horizontal. Por fim, a capota tem acionamento eletrohidráulico.

3. Cadillac Eldorado 

O Cadillac Eldorado dispensa apresentações. Fabricado em 1959, ele impressiona não somente pelas dimensões, mas pelo design arrojado e pelos acabamentos cromados, característicos da época.

Cadillac Eldorado é outro ícone que dará brilho ao Autódromo de Interlagos no sábado (Imagem: Divulgação/Dream Car São Roque Museum)

Esse modelo conversível é equipado com motor V8 390, que gera 320 cavalos e trabalha junto ao câmbio automático Hydra-Matic, de 4 marchas. A cabine é um luxo só, e oferece revestimento que mescla couro e tecido nas cores vermelho e branco, vidros elétricos, bancos e capota com comandos eletrohidráulicos.

2. Chevrolet Corvette Stingray

Uma década mais novo que o Cadillac Eldorado, o Chevrolet Corvette Stingray 1969 é um sinônimo perfeito para a expressão “classic car”. Afinal, trata-se de um dos modelos mais raros e desejados deste legítimo muscle car norte-americano.

Corvette com câmbio manual é o esportivo “raiz” (Imagem: Divulgação/Dream Car São Roque Museum)

Sob o capô está o lendário V8 350 de 5.7 litros e 300 cavalos de potência. O câmbio, como manda um esportivo de respeito, é manual, de 4 marchas, enquanto a tração é traseira. 

1. Ferrari F355 F1 GTS

Fechando a lista de carros clássicos que desfilarão em Interlagos antes do GP do Brasil de Fórmula 1 está ela, a sonhada, desejada Ferrari. O modelo em questão é um F355 F1 GTS, fabricado em 1998.

Ferrari precisa ser vermelha? A foto aí em cima prova que não (Imagem: Divulgação/Dream Car São Roque Museum)

Uma das curiosidades é que essa Ferrari não exibe o famoso tom vermelho na carroceria, e sim um raro azul Blu TDF – sigla em alusão à cor dos modelos que corriam no Tour de France dos anos 50.

A F355 F11 GTS tem sob o capô um motor V8 central traseiro de 380 cv, que trabalha em conjunto com o câmbio F1 semiautomático de uma embreagem. A transmissão de 6 marchas pode ser utilizada no modo auto ou manual por meio de paddle shifts, assim como fazem os pilotos da categoria mais badalada do automobilismo mundial. 

E aí: o que acharam? É ou não uma atração e tanto para aquecer os motores antes do GP de Interlagos? Comentem conosco em nossas redes sociais.

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.