PS5 Pro: qual é a placa de vídeo equivalente em um PC gamer?

O PS5 Pro vem aí, prometendo aumento de performance considerável em jogos em relação a versão base. Isso é graças ao aumento de 67% no número de núcleos da GPU do console, que é o componente que recebeu a maior atenção no novo hardware, já que ele é o maior responsável pelo desempenho em jogos. Mas em relação a placa de vídeo para PC gamer, qual seria a equivalente? Vamos responder essa pergunta agora.

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É importante ressaltar, primeiramente, que a Sony não revelou qualquer detalhe técnico sobre o hardware do PlayStation 5 Pro, divulgando somente a porcentagem em relação ao aprimoramente no chip gráfico e memória, que foi melhorada em 28%. Dito isso, esse não é um paralelo 100% exato, mas dá para termos uma boa noção.

PS5 Pro e as arquiteturas gráficas usadas

A GPU do PS5 padrão é baseada em RDNA 2, equivalente a uma Radeon RX 6700 (não XT) em termos de especificações. Agora, com a versão Pro, esse componente muda. Não existem informações oficiais nesse período anterior ao lançamento do console, mas rumores apontam para o uso de GPU RDNA 3 junto com RDNA 4, que ainda nem foi lançado pela AMD no segmento de placas de vídeo.


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Família PS5 pode usar até três arquiteturas gráficas diferentes (Imagem: Sony/Divulgação)

Segundo Mark Cerny, chefe de arquitetura do PlayStation, a Sony ajudou no desenvolvimento de uma nova arquitetura gráfica que estará presente no console. Ela será responsável por elevar o desempenho em efeitos por ray tracing em até três vezes. Essa informação, inclusive, casa com alguns rumores e até com a afirmação recente da Lisa Su, CEO da AMD, onde ela disse que as GPUs RDNA 4 terão desempenho consideravelmente maior em jogos com ray tracing.

Diante dessas afirmações e diferentes rumores, temos a informação (ainda não oficializada) de que a GPU do PS5 Pro é composta pelas arquiteturas RDNA 3 e RDNA 4. O aumento de 67% na quantidade de núcleos sobre a versão padrão do console significa que o novo chip gráfico terá 60 unidades de computação (CUs). Essa informação nos dá uma ideia do que esperar em termos de especificações.

Na geração RDNA 2, que é a mesma que equipa o console base, existe a Radeon RX 6800 com a mesma quantidade de núcleos. Porém uso dessa GPU não faria sentido, já que a evolução sobre o chip gráfico RNDA 2 com 36 unidades de computação não seria ideal, principalmente porque a Sony garante renderização de games 45% mais rápido com o novo hardware em relação ao PlayStation 5 padrão.

Placas de vídeo equivalentes a GPU do PS5 Pro

Por conta disso, pulamos direto para a AMD Radeon RX 7800 XT, que é uma placa de vídeo que conta com 60 unidades de computação, mas baseada em RDNA 3. Usamos GPUs da AMD como referência, já que o PS5 e o PS5 Pro são equipados com chips da empresa, portanto as tecnologias são as mesmas. Do lado da NVIDIA, por exemplo, a indicação seria a GeForce RTX 4070 ou a 4070 SUPER, dependendo do jogo.

Mas é importante ressaltar que a GPU mobile do PS5 Pro não tem o mesmo desempenho da placa de vídeo para PC de mesa. Basta olhar para chips gráficos com a mesma nomenclatura de notebooks, seja AMD ou NVIDIA, e verá que a versão desktop é consideravelmente mais forte. Baseado nisso, dá até para arriscarmos um palpite de desempenho sobre a GPU do console da Sony: algo mais próximo da Radeon RX 7700 XT.

A nossa review dessa placa de vídeo mostra que ela é capaz de rodar muitos jogos pesados em 1440p, preset gráfico no máximo, acima de 60 FPS sem muita dificuldade, salvo exceções como Alan Wake 2, onde é preciso diminuir a qualidade gráfica, ou aplicar upscaling, que a situação já é resolvida. É possível também jogar em 4K com essa GPU com o auxílio do AMD FSR e alguns ajustes gráficos.

Poder gráfico do PS5 Pro pode ser algo próximo da Radeon RX 7700 XT (Foto: Felipe Vidal/Canaltech)

Desempenho da GPU do PS5 Pro

E isso é o mesmo que veremos no PS5 Pro? Bem, isso é algo difícil de sabermos antes do lançamento do console, mas segundo as prévias do Digital Foundry com o console, ele é capaz de rodar jogos com ray tracing em 4K usando o upscaling proprietário da Sony, o PSSR, como é o caso com Ratchet & Clank: Rift Apart em 60 FPS, ou ainda em 4K nativo, mas a 30 FPS em The Last of Us Part II.

Em jogos mais leves, será possível alcançar 4K nativo, como a própria Polyphony Digital já garantiu que será com Gran Turismo 7 com ray tracing, chegando em 8K sem os efeitos complexos. Mas é possível imaginarmos que o uso do PSSR será uma constante, seja para apromirar a imagem sem upscaling, ou mesmo para entregar uma resolução final maior.

Nova GPU do PS5 Pro elevará o desempenho em ray tracing (Imagem: Sony/ Divulgação)

Em relação ao restante das configurações do PS5 Pro, sabemos que o processador não conta com mudanças expressivas, somente um leve aumento no boost das frequências em relação a versão padrão. Sobre as memórias, só foi divulgado que elas serão 28% mais rápidas, então imaginamos que os mesmos 16 GB GDDR6 continua. Segundo rumores, a largura de banda subiu de 448 GB/s para 576 Gb/s.

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