Superalimento popular oferece nutrientes vitais para o corpo; confira

O brasileiro não dispensa o clássico arroz com feijão. Apesar da dupla ser uma ótima combinação e oferecer diversos nutrientes, o destaque vai para a leguminosa, que é considerada um superalimento.

De acordo com uma pesquisa apresentada na conferência da Academia de Nutrição e Dietética em Minneapolis, adicionar feijão, grão-de-bico e lentilhas à dieta oferece ganhos para a saúde.

O estudo reuniu dados da Pesquisa Nacional de Exame de Saúde e Nutrição de 2001–2018. Os pesquisadores investigaram como seria a dieta média americana com a adição de uma e duas porções de feijões na rotina alimentar de adultos.

Foto colorida de vários feijões - Metrópoles
Feijão é um alimento popular que traz inúmeros benefícios para a saúde

Segundo os resultados da análise, a ingestão de aproximadamente uma xícara de leguminosas resulta em aumentos significativos de nutrientes importantes que muitas pessoas têm deficiência, como fibras, magnésio, potássio e ferro.

Em conversa com a coluna Claudia Meireles, a nutricionista Tatiane Schallitz ressalta que, além de nutritivo, o feijão é um alimento acessível. “O feijão fornece proteínas vegetais, ferro, potássio, magnésio e vitaminas do complexo B, essenciais para a saúde do coração, para o fortalecimento do sistema imunológico e para a manutenção dos níveis de energia”, destaca.

A nutricionista afirma ainda que o feijão é fonte de fibras, que auxiliam na saúde digestiva e contribuem para a saciedade, impactando, consequentemente, no controle de peso. “O consumo regular também mantém o colesterol e a glicemia sob controle, favorecendo a saúde metabólica”, acrescenta.

Além de fornecer uma ampla gama de nutrientes essenciais para o funcionamento do corpo, Tatiane Schallitz destaca que o ingrediente é extremamente versátil e se adapta a muitas preparações.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.