Eleições nos EUA: em 1ª urna apurada, Kamala e Trump têm empate

O cenário de empate nas eleições dos Estados Unidos, apontado pelas pesquisas até mesmo no dia inicial do pleito, se confirmou com o resultado da primeira urna, apurada na pequena comunidade de Dixville Notch, em New Hampshire, nesta terça-feira (5/11). No local, Kamala Harris e Donald Trump empataram, com três votos cada.

A votação por lá começou exatamente à meia-noite do horário local (2h, em Brasília) e foi encerrada minutos depois. A comunidade é conhecida por ser a primeira a iniciar a votação presidencial norte-americana desde 1960. Como há poucos eleitores – segundo o Censo dos Estados Unidos de 2020, a população oficial de Dixville Notch é de apenas quatro pessoas e hoje tem menos de 10 eleitores -, os votos são contados imediatamente após o fechamento das urnas.

A comunidade fica no condado de Coös, próximo à fronteira com o Canadá. A última vez que a urna de Dixville Notch registrou um empate foi em 2012, quando Barack Obama e Mitt Romney receberam 5 votos cada. Naquele ano, Obama foi reeleito presidente com ampla vantagem.

No restante de New Hampshire, as urnas devem ser abertas às 11h (13h, em Brasília). Nos demais estados do leste dos Estados Unidos, a votação começa entre 5h e 7h, pelo horário local.
Apesar do empate em Dixville Notch, o estado de New Hampshire costuma votar no Partido Democrata. Sendo assim, é esperado que Kamala Harris leve todos os quatro delegados da região.

Resultado das eleições

As últimas urnas devem ser fechadas às 2h desta quarta-feira (6/11), pelo horário de Brasília, no Havaí. Porém, os resultados serão divulgados a partir de 20h desta terça-feira em alguns estados, como Indiana e Kentucky.

Não é possível determinar com exatidão quando o resultado oficial das eleições presidenciais dos EUA sairá. Como cada estado possui regras diferentes para apuração, o tempo de contagem pode variar em todo o país.

As projeções apontam que até a tarde desta quarta pode ser possível saber quem venceu as eleições. No entanto, como a eleição deve ser disputada, atrasos podem acontecer.

Em 2020, por exemplo, Joe Biden foi projetado como vencedor apenas quatro dias após as eleições, em um sábado. Em 2016, Donald Trump foi declarado eleito na madrugada seguinte à eleição.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.