Após vazamentos em trajes, NASA quer retomar spacewalks só em 2025

A NASA deve retomar as caminhadas espaciais dos seus astronautas somente em 2025. É o que afirmou Bill Spetch, gerente de operações e integração no programa da Estação Espacial Internacional (ISS) durante uma conferência realizada no fim de outubro, após a conclusão da missão Crew-8.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Sem querer, NASA transmite treinamento de emergência médica na ISS
  • Vazamento de água em traje de astronauta cancela caminhada espacial

Todas as atividades extraveiculares foram suspensas pela NASA. O motivo foi um spacewalk conduzido por Tracy Dyson em junho, marcado por um breve vazamento de fluido refrigerante antes de ela deixar a escotilha do laboratório orbital. “Tem água em todos os lugares”, relatou Dyson durante a atividade. 

Segundo a agência espacial, o vazamento não os colocou em risco. Mas aquela não foi a primeira vez que algo do tipo aconteceu: em 2022, por exemplo, a agência espacial suspendeu as caminhadas espaciais após uma série de incidentes relacionados ao vazamento de água no capacete dos astronautas durante spacewalks.

Em sua fala, Spetch mencionou que as próximas atividades extraveiculares foram programadas para o começo de 2025. Além disso, a vedação e o cordão umbilical que ligam o traje espacial à ISS foram substituídos, e o traje especial afetado foi repressurizado com sucesso. 

“É questão de quando for o momento certo”, acrescentou ele. Em sua fala, ele se referiu à programação da estação, que indica que as caminhadas espaciais sejam programadas de acordo com as chegadas e partidas das espaçonaves, bem como das pesquisas conduzidas pelos astronautas. 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.