Telescópio caçador de asteroides queima na atmosfera após fim de missão

A NASA confirmou que seu telescópio NEOWISE reentrou na atmosfera da Terra na sexta (1º), sendo queimado. O observatório esteve em atividade por mais de 15 anos e monitorou mais de 3 mil objetos rochosos próximos da Terra, como asteroides. 

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • O que a NASA faria se um asteroide fosse se chocar com a Terra?
  • Chances do asteroide Apophis atingir a Terra são maiores que o imaginado

Lançado em 2009, o telescópio espacial era chamado originalmente apenas de WISE. Ele tinha o objetivo de estudar o espaço em comprimentos de onda do infravermelho, revelando desde buracos negros ocultos até estrelas frias. 

Só que a espaçonave precisava de fluido refrigerante para funcionar corretamente, e quando este acabou em 2011, ela foi colocada em hibernação. Depois, com novo apoio financeiro, a NASA deu novo fôlego ao telescópio — mas agora chamado de NEOWISE. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O telescópio NEOWISE revelou milhares de asteroides (Imagem: Reprodução/NASA/JPL-Caltech)

O novo nome é a sigla de Near-Earth Objects Wide-field Infrared Survey Explorer (ou “Explorador de pesquisa infravermelha de campo amplo de objetos próximos à Terra”, em tradução livre) e se deve à nova proposta da missão: a partir dali, o telescópio passou a procurar objetos mais próximos do nosso planeta

Ele se mostrou bastante apto para a nova missão e a concluiu após “exceder todas as expectativas e fornecer grandes quantidades de dados que a comunidade científica vai usar nas próximas décadas”, disse Joseph Hunt, gerente de projeto do telescópio. 

Sem o NEOWISE, a NASA vai contar agora com o futuro telescópio espacial Neo Surveyor. Ele promete ser o primeiro telescópio espacial criado especialmente para a procura de objetos próximos da Terra no infravermelho, e deve ser lançado em 2027.

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.