Nissan e Mitsubishi fecham parceria para carros elétricos e autônomos

Parceiras em uma aliança que também conta com a Honda, as japonesas Nissan e Mitsubishi resolveram estreitar os laços e criar, juntas, uma nova joint venture. O objetivo será desenvolver e fornecer novas tecnologias para o desenvolvimento de carros elétricos e autônomos.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Ford Ranger elétrica será “empolgante” e tem data para chegar, diz CEO
  • 10 carros elétricos mais vendidos do Brasil em outubro de 2024

O memorando de entendimento entre as fabricantes foi assinado há algum tempo, em março de 2024, mas, de acordo com a mídia local, apenas agora, no fim de outubro, avançou para os estágios finais do vínculo contratual.

A joint venture tem estreia prevista apenas para março de 2025, mês em que se encerra o atual ano fiscal no Japão. Até lá, os últimos ajustes finos serão feitos para que a parceria, que será dividida em partes iguais — 50% para cada fabricante — possa, enfim, ser assinada e anunciada.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Parceria entre as fabricantes terá foco em baterias e direção autônoma (Imagem: Divulgação/Nissan)

Foco em baterias e direção autônoma

A principal atuação da Nissan na nova joint venture será no campo de desenvolvimento de novas tecnologias de baterias para carros elétricos. Além disso, a ideia é otimizar ao máximo a vida útil dos equipamentos por meio de um software de gerenciamento de última geração e, paralelamente, avançar no segmento de direção autônoma.

A Mitsubishi, por sua vez, aposta alto em uma cartada decisiva para se manter como um player significativo no remodelado mundo eletrificado. A marca não vive um bom momento “em casa” e as novas parcerias, tanto com a Nissan quanto com a Toyota, serão fundamentais para saber qual rumo tomar.

Vale lembrar que as duas marcas já haviam firmado acordo para lançar, em breve, uma nova picape elétrica, desenvolvida especialmente para o mercado dos Estados Unidos. A ideia faz parte do projeto “The Arc”, e poderá dar origem a duas caminhonetes iguais, lançadas paralelamente pelas duas marcas.

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.