Android 16 vai chegar antes do esperado, antecipa vazamento

O Android 16 vai chegar mais cedo em 2025: de acordo com o site Android Headlines, o sistema operacional será liberado no dia 3 de junho do ano que vem. O Google já havia confirmado os planos de lançar uma grande atualização ainda no primeiro semestre, fugindo do padrão dos últimos anos, e agora uma suposta data de lançamento foi vazada.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Como o Android evoluiu a cada versão | Todas as gerações
  • 15 novidades do Android 15

A matéria original informa que a atualização será liberada para os dispositivos da linha Pixel, acompanhada da distribuição do código-fonte do Android Open Source Project (AOSP) para as fabricantes que usam o sistema em seus respectivos celulares e tablets. 

A mudança no ciclo poderia beneficiar os lançamentos de novos aparelhos no segundo semestre, já que os modelos poderiam chegar às lojas com o novo sistema instalado e correções de bugs.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

No entanto, é importante reforçar que o prazo do dia 3 de junho ainda não foi confirmado pelo Google.

Mudança no ciclo do Android

A Gigante de Mountain View confirmou o novo ciclo de distribuição do sistema operacional na última quinta-feira (31): para 2025, o grande lançamento vai ocorrer no segundo trimestre, entre abril e junho, com “mudanças comportamentais [do sistema] que podem afetar apps” — algo que pode ser interpretado como o lançamento de uma nova geração do SO. 

Além disso, a desenvolvedora prevê uma atualização menor no último trimestre do ano, entre os meses de outubro e dezembro. O update vai trazer correções de bugs, otimizações, novos recursos e uma API mais recente para desenvolvedores, mas não trará mudanças comportamentais para os apps. 

A empresa justifica a mudança para “alinhar com o cronograma de lançamentos de dispositivos em nosso ecossistema, para que mais aparelhos tenham a atualização principal do Android o quanto antes”. 

Android 15 foi lançado recentemente com uma área privada para armazenar apps (Imagem: Divulgação/Google)

Com o novo prazo, o Google foge do padrão dos últimos anos, no qual sempre trouxe o update no segundo semestre. Relembre os lançamentos:

  • Android 15: outubro de 2024
  • Android 14: outubro de 2023
  • Android 13: agosto de 2022
  • Android 12: outubro de 2021

Android 15 ainda não chegou para muita gente

A distribuição do sistema operacional ainda é um problema recorrente no Android: com exceção dos celulares topo de linha, muitos modelos intermediários ou mais antigos recebem a atualização apenas meses depois do lançamento. 

A versão mais recente, Android 15, foi liberada apenas para os modelos da linha Pixel (que não são vendidos no Brasil) em outubro e deve chegar para outras fabricantes a partir do final do ano. A Samsung, por exemplo, já confirmou que a One UI 7 com a nova geração do SO chega apenas em janeiro de 2025, enquanto a Motorola começou a testar o Beta em alguns modelos no mês passado.

A situação é diferente com o rival iOS, pois a Apple libera a atualização do sistema para todos os aparelhos compatíveis no mesmo dia. No entanto, vale lembrar que a Maçã lida com uma quantidade muito menor de aparelhos, enquanto o Robozinho também precisa de adaptações para fabricantes de terceiros.

Confira outras matérias do Canaltech:

  • One UI 7 Beta chega em breve: veja o que esperar do Android 15 da Samsung
  • Meta vai usar IA para identificar jovens que omitem idade no Instagram
  • Bug no Waze muda app de português para hebraico, árabe e demais idiomas

VÍDEO: Android 15: MAIS do mesmo?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.