Brigada com o Brasil, Venezuela quer “boas relações” com EUA sob Trump

O governo da Venezuela, que cortou relações diplomáticas com os Estados Unidos durante o primeiro mandato de Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (6/11) sua disposição em “estabelecer boas relações” com Washington após o retorno do bilionário à Casa Branca. A declaração foi feita pelo chanceler Yván Gil em comunicado oficial.

“A Venezuela sempre está disposta a estabelecer boas relações com os governos americanos, enquadradas no espírito de diálogo, respeito e sensatez”, informou Gil, que parabenizou Trump após sua vitória nas eleições.

O governo de Nicolás Maduro “felicita o povo dos Estados Unidos da América pelas eleições presidenciais” e “o Presidente eleito, Donald J. Trump, pela sua vitória nesse processo”, acrescentou.

Caracas rompeu relações com Washington em 2019, depois que a Casa Branca reconheceu o líder opositor Juan Guaidó como “presidente interino” e as eleições venezuelanas foram boicotadas no ano anterior pela oposição, que alegou falta de condições para um pleito transparente.

A declaração do governo venezuelano publicada nesta quarta não menciona expressamente as sanções promovidas por Trump, mas apela ao “reconhecimento da soberania e autodeterminação dos povos”.

“O povo da Venezuela compartilha laços históricos com o povo dos Estados Unidos, com o qual aspiramos seguir um caminho de paz e justiça social, onde não haja espaço para a guerra, a exclusão, a discriminação, e onde a cooperação e o respeito mútuo entre as nações sejam a bandeira das relações internacionais”, afirma o documento.

Na segunda-feira, Maduro havia dito que o vencedor das eleições nos EUA, fosse quem fosse, teria que “falar, dialogar e se entender” com seu governo.

Veja o comunicado:

Imagem colorida, comunicado oficial do governo venezuelano - Metrópoles
Comunicado oficial do Governo da Venezuela.

“A República Bolivariana da Venezuela parabeniza o povo dos Estados Unidos da América pelas eleições presidenciais realizadas em 5 de novembro de 2024, e o presidente eleito Donald J. Trump por sua vitória nesse processo.

A Venezuela sempre estará disposta a estabelecer boas relações com os governos dos EUA, pautadas num espírito de diálogo, respeito e razoabilidade.

O reconhecimento da soberania e da autodeterminação dos povos são fundamentais para a construção de um mundo novo, onde prevaleça o equilíbrio entre as nações livres.

O povo da Venezuela compartilha laços históricos com o povo dos Estados Unidos, com quem aspiramos trilhar um caminho de paz e justiça social, onde não haja espaço para guerra, exclusão, discriminação e onde a cooperação e o respeito mútuo entre as nações sejam o padrão das relações internacionais.

No espírito do Libertador Simón Bolívar, a Venezuela ratifica sua diplomacia de paz e diálogo.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.