Sonda Hera observa Terra e Lua na imensidão no espaço; veja imagens

A missão Hera, da Agência Espacial Europeia (ESA), voltou seus “olhos” para a Terra e a Lua antes de seguir viagem ao asteroide Dimorphos. As novas fotos foram combinadas pela ESA em uma animação, que mostra nosso planeta ficando cada vez menor enquanto a sonda se afastava. 

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Pálido Ponto Azul: NASA remasteriza icônica foto da Terra vista a 6 bi de km
  • Missão Hera faz “selfie” com vista incrível da Terra

Segundo informações da ESA, as fotos foram capturadas entre os dias 10 e 15 de outubro. “As imagens foram feitas durante a verificação inicial do instrumento Thermal Infrared Imager (TIRI), da Hera, fornecido à missão pela agência espacial japonesa JAXA”. 

Terra e Lua vistas pelos “olhos” da Hera; nosso satélite natural aparece como um pontinho em movimento (Imagem: Reprodução/ESA/JAXA)

Lançada em 7 de outubro, a Hera deve alcançar seu alvo somente em 2026. Não é por acaso que ela foi enviada a Dimorphos, asteroide atingido pela missão DART, da NASA, que tentou alterar sua órbita ao redor de Didymos, outro asteroide. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O procedimento deu tão certo que a órbita de Dimorphos foi alterada com mais eficiência do que os cientistas esperavam. Assim, a ideia é que a Hera visite a “cena do crime” para verificar o quão eficaz foi a colisão, que nada mais é que uma estratégia de defesa planetária que pode ser usada caso uma rocha espacial perigosa seja descoberta a caminho da Terra.

Para isso, a Hera vai analisar a colisão a partir de um ponto de vantagem próximo, conseguindo perspectivas diferentes daquelas obtidas pelos telescópios que observaram os asteroides. Além disso, ela vai também examinar a composição mineral de Dimorphos, ajudando os cientistas a entender melhor suas origens.

Saiba mais:

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.