1ª Festival João Ângelo movimenta o final de semana na cidade de Amargosa

Neste final de semana acontece a 1ª edição do Festival Cultural João Ângelo. O evento objetiva concentrar as ações culturais desenvolvidas pela população negra, com ênfase na música.

Entre os dias 7 e 9 de novembro de 2024, a Praça do Cristo se transforma no palco da 1ª edição do Festival Cultural João Ângelo – “Fincando Raízes”, um evento que homenageia o legado de um dos ícones mais importantes da cidade de Amargosa e celebra a diversidade e a riqueza da cultura afro-brasileira, nesse mês da Consciência Negra. A atividade é uma realização de agentes culturais, com participação de instituições parceiras e a família do homenageado.

João Ângelo, foi comerciante, músico e tornou-se o primeiro e único prefeito negro eleito em Amargosa. Teve uma trajetória marcada por preconceitos raciais. Contudo, conseguiu administrar a prefeitura com altivez. Apesar das violências sofridas, era muito bem quisto pela camada mais popular da cidade. Com filhos ilustres, músicos e artistas, deixa um legado importante pra a difusão e propagação da cultura de Amargosa através da sua geração.

Com uma programação repleta e diversificada, o evento contará com oficinas formativas, feira cultural e apresentações musicais. O festival promete ainda um ambiente de aprendizado e celebração. “O Festival Cultural João Ângelo é uma oportunidade única para celebrar a nossa arte e promover o diálogo sobre a temática afro. Esperamos que todos venham participar e se envolver nessa festa que busca agregar as pessoas e suas culturas”, destacou Anderson Led, um dos organizadores do evento.

Uma das atrações principais do festival será a renomada Orquestra de Reggae de Cachoeira, que levará ao público uma experiência musical contagiante. Além disso, o evento contará com a participação do DJMKV0, dos grupos Samba Miudinho, Os Caras de Pau e Chão da Casa, além de reunir os músicos locais numa grande Jam Session, que trarão suas vozes e talentos para enriquecer ainda mais a programação.

O Festival também abriga o Projeto Kaya N’agan Daya da Casa do Duca, vinculado ao Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, assim como a 1ª Feira Afro de Amargosa, promovida pela Diretoria da Promoção da Igualdade Racial.

PROGRAMAÇÃO:

FORMAÇÕES – CFP/UFRB

07/11/2024
9h e 14h: “Políticas Públicas de promoção da Igualdade Racial e Juventude de Amargosa”

08/11/2024
9h: “Oficina de Arte, Resistência e Poesia”
14h: “Escritas de mulheres negras e imaginação de mundos possíveis”

1ª FEIRA AFRO DE AMARGOSA

9h: Feira de Arte, Cultura, Artesanato e Gastronomia / Unidade Móvel do Centro de Referência Nelson Mandela – Salvador / Biblioteca Maria Carolina de Jesus – Salvador / Biblioteca Municipal Doutor Carlos Cohim – Amargosa

10h: Oficina Cred Afro

FESTIVAL MUSICAL JOÃO ÂNGELO

15h10 – Samba Miudinho
16h30 – DJ MVK0
17h50 – Chão de Casa
19h10 – Os Caras de Pau
20h30 – Orquestra Reggae de Cachoeira (Proj. Kaya N’agan Daya – Casa do DUCA)
22h10 – AMARGOSA JAM

O post 1ª Festival João Ângelo movimenta o final de semana na cidade de Amargosa apareceu primeiro em Criativa Online.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.