Black Friday se aproxima: entenda o que é a sexta-feira dos descontos

A Black Friday ocorre, tradicionalmente, em 29 de novembro, no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos. É dia em que os lojistas fazem uma série de promoções para atrair consumidores. A Black Friday foi criada para marcar a abertura das compras de Natal.

Já o Dia de Ações de Graças, nos EUA, é um feriado que celebra a chegada de imigrantes ingleses, os peregrinos, à América do Norte.

O nome Black Friday foi escolhido para marcar as vendas com desconto realizadas tradicionalmente na quarta sexta-feira do mês de novembro. A data foi criada nos Estados Unidos e consolidou-se no fim do século XX.

Mesmo antes de ter o nome definido, na segunda metade do século 20, a sexta-feira posterior à Ação de Graças, desde os anos 1980, era marcada por liquidações e se solidificou como o dia de maior compra por parte dos consumidores estadunidenses até os dias atuais.

Nos EUA, a data virou sinônimo de produtos a preços muito mais acessíveis do que nos demais dias do ano. O sucesso da ação para os lojistas chamou a atenção de outros locais do mundo e se espalhou para países como Canadá, México e Brasil.

No Brasil, a Black Friday, como estratégia de vendas, teve início em 2010, mas ganhou atenção nacional de lojistas por todo o país a partir de 2012. Por aqui, no entanto, a data é também marcada por críticas de “falsos descontos”.

Em 2023, a Black Friday, no Brasil, mesmo com um recuo nas vendas, teve faturamento, de quinta a domingo, de R$ 8,52 bilhões em todas as categorias de produtos.

Nos Estados Unidos, a Black Friday tem descontos bem mais expressivos do que no Braisl e, normalmente, ocorrem só na sexta-feira (29/11).

No Brasil, no entanto, há lojas que preferem aderir à Black Friday por uma semana inteira, aumentando o desconto progressivamente. Outras ampliam o dia para o fim de semana completo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.