Para melhorar trânsito, DER vai fechar retorno no Jardim Botânico

O presidente do Departamento de Estradas e Rodagem do DF (DER-DF), Fauzi Nacfur Junior, informou, nesta terça-feira (12/11), que pretende fechar um retorno do Jardim Botânico no sentido Ponte JK. Segundo ele, o acesso, localizado pouco antes do novo viaduto da região, causa retenção no trânsito.

A declaração de Fauzi foi feita em entrevista à Rádio Metrópoles. Assim, motoristas que saem do sentido Paranoá – Jardim Botânico não poderão mais fazer esse retorno e terão que seguir para o viaduto, onde poderão retornar.

“[O viaduto] Já melhorou muito [o trânsito na região]. Ainda em função da falta de um viaduto lá na descida para a Ponte JK, a gente identificou uma certa retenção no sentido Ponte JK e que está refletindo no viaduto do Jardim Botânico. Tem um retorno ali no meio que trava um pouquinho essa situação. Nós vamos fechar esse retorno e as pessoas vão ser obrigadas a andar até o viaduto e fazer o retorno em cima do viaduto. É mais seguro e não causa essa retenção que acabei de falar”.

Ouça:

A princípio, o fechamento será experimental. “O trânsito é muito dinâmico. Então, as coisas são estudadas, projetadas, mas o dia a dia é muito importante porque, às vezes, você faz um simples movimento e já melhora”, completou Fauzi.

O presidente do DER-DF ainda afirmou que foi feito um trabalho de sincronização dos semáforos do Jardim Botânico, a fim de, também, melhorar o trânsito na região.

Outras mudanças no Jardim Botânico

Fauzi disse que pretende construir uma passagem subterrânea na região, mas a ideia ainda está em fase de estudos. A intenção é construir uma passagem mais segura e clara.

“A gente tinha um projeto pronto de passarela aérea bem em frente ao comércio do Jardim Botânico que foi enviabilizado pela rede de alta tensão. Agora, estamos finalizando um projeto de uma passagem subterrânea. Estamos fazendo um projeto mais humanizado, com corredores mais abertos e ter menos espaços escuros. E mais segura, obviamente”.

“Esse projeto está no final. Não consigo dar um prazo ainda, porque, ao final do projeto, a gente parte para a busca de recursos. Isso pode ser rápido ou pode ser mais demorado”, complementou.

Apesar disso, Fauzi garantiu que os pedestres estão “bem assistidos” no Jardim Botânico. “Tem travessias por semáforos, no viaduto, tem uma passarela que é contemplada com a faixa de pedrestes e com calçadas, de um lado e de outro”, completou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.