Alunas de SC são vice-campeãs nacionais na Jornada Brasileira de Foguetes

Duas alunas do Centro Educacional Meta, de Orleans, no Sul de Santa Catarina, conquistaram o título de vice-campeãs nacionais da 63ª Jornada de Foguetes. As estudantes, Helena Galvani e Amanda Ferraz, estão no 7º ano e competiram com outras 76 equipes de todo o Brasil.

Helena Galvani e Amanda Ferraz competiram na Jornada de Foguetes no Rio de Janeiro

Alunas conquistaram o título de vice-campeãs em competição no Rio de Janeiro – Foto: Divulgação

Vice-campeãs na Jornada de Foguetes

O evento realizado no Rio de Janeiro foi organizado pela Mostra Brasileira de Foguetes, juntamente com a Agência Espacial Brasileira. A prova consistiu no lançamento de foguetes construídos pelos alunos, produzidos com garrafas PET em formato cilíndrico e aletas de material plástico, sem nenhum uso de metal na estrutura. A propulsão ocorre apenas por pressão e água.

O Centro Educacional Meta é a única escola da região a contar com um projeto voltado a esta área do conhecimento para alunos a partir dos três anos. Segundo a idealizadora do Projeto de Astronomia e Astronáutica do Meta, Eluana Turazzi, o resultado é fruto desta iniciativa, que busca inspirar a curiosidade científica e o interesse pelo entendimento acerca do universo.

Foguete construído com garrafas PET pelas alunas - Divulgação

1
2

Foguete construído com garrafas PET pelas alunas – Divulgação

Alunas no processo de construção do foguete - Divulgação

2
2

Alunas no processo de construção do foguete – Divulgação

O tema, abordado de forma lúdica, é aprofundado à medida que os alunos avançam. Como resultado, o C.E. Meta é medalhista na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica há cinco anos consecutivos.

Além da vitória na Jornada de Foguetes em 2024, o também aluno do Meta, Gabriel Atoniassi, foi campeão nacional em 2019, com apenas 12 anos.

“Esses resultados são um grande motivo orgulho e comprovam que o incentivo à inovação e ao conhecimento científico resultam em oportunidades inimagináveis”, celebra Eluana.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.