Astronautas lutam para se readaptar à vida na Terra após 230 dias no espaço

Os astronautas da missão Crew-8 já voltaram à Terra, mas vêm sentindo dificuldades para a readaptação à gravidade do nosso planeta — o que é compreensível, afinal, eles passaram mais de 230 dias na microgravidade na Estação Espacial Internacional. Em uma conferência na sexta (8), eles comentaram alguns episódios ocorridos enquanto se acostumam à gravidade terrestre.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Saiba como um astronauta se sente nas primeiras horas em microgravidade
  • Como o cérebro sabe onde está o chão e o que acontece com astronautas no espaço?

Apesar de não terem comentado detalhes da questão médica que manteve um tripulante hospitalizado por uma noite, eles revelaram alguns dos sintomas que vêm experimentando agora que estão de volta. “Sou um ‘astronauta de primeira viagem espacial’ e estou fascinado com a readaptação”, comentou Matthew Dominick, o comandante da missão. 

Segundo ele, a tontura e desorientação são esperadas, mas a surpresa veio mesmo com atividades rotineiras. “Mas as pequenas coisas, como sentar-se em uma cadeira dura… Meu traseiro não se sentou em uma cadeira dura por (235) dias”, comentou.

Dominick recordou que precisou sair da mesa durante um jantar com sua família. O motivo? Ele teve que se deitar em uma toalha no quintal para conseguir continuar participando da conversa, porque o assento era desconfortável demais. “Isso não estava nos livros que eu li. ‘Ei, você vai para o espaço, vai ser difícil sentar em uma cadeira dura”, brincou. 

Já a astronauta Jeanette Epps comentou suas percepções com o peso. “Eu me deito sempre que posso. Mas você tem que se mover, tem que se exercitar todos os dias, senão você não consegue esses ganhos. Você tem que se mover independentemente do quão exausta se sente”, descreveu. 

Dominick, Epps, Michael Barratt e o cosmonauta Alexander Grebenkin passaram 235 dias no espaço. Eles voltaram à Terra no fim de outubro e tudo pareceu ter corrido bem no retorno; no entanto, algumas horas depois a NASA anunciou que a tripulação inteira foi levada a um hospital próximo por motivos preventivos.

Posteriormente, a agência espacial revelou que um dos astronautas sofreu um problema médico e que passou a noite no hospital, sem detalhar quem foi ou o que teria acontecido. É normal que os astronautas passem por exames médicos de rotina após passarem longos períodos no espaço, mas eles costumam ir direto para suas casas em Houston. 

Veja também:

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.