Santo Antônio do Descoberto decreta calamidade pública após temporal

A prefeitura de Santo Antônio do Descoberto, Entorno do Distrito Federal, decretou estado de calamidade pública devido aos estragos que chuvas intensas causaram no município nesta semana. A informação foi divulgada nessa terça-feira (12/11) e vale pelo período de 60 dias.

O decreto estabelece a mobilização de todos os órgãos municipais para trabalhar junto à Defesa Civil, de modo a reagir de maneira imediata e recuperar as áreas afetadas pelo temporal. A medida também dispensa a necessidade de licitação para compra de bens essenciais à prestação de serviços e para execução das obras de reconstrução dos locais danificados.

Também ficam previstas indenizações em caso de furtos; permissão para entrada em imóveis sob risco iminente, para prestação de socorro e determinação de esvaziamento; e uso de propriedades particulares para a segurança e proteção da população, caso necessário.

A prefeitura do município divulgou que as chuvas intensas causaram alagamentos e danos em residências. Diante do estado de calamidade pública, as autoridades convocaram voluntários e campanhas de arrecadação para fortalecer o apoio à população afetada pelos temporais.

Mais chuvas por vir

No último dia 5, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) emitiram um alerta, devido ao risco de inundações em rios e córregos da região, por consequência do elevado volume de chuvas na cidade.

Imagens divulgadas por uma moradora de Santo Antônio do Descoberto mostram uma rua alagada após o temporal que atingiu o município nesta semana.

Assista:

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não descarta a possibilidade de novas tempestades no município, pois a previsão para os próximos dias é de fortes precipitações na área.

“Nas próximas 24 horas, vamos emitir alerta laranja [o nível mais baixo de três] para chuvas intensas. A previsão é de que o maior volume se dê entre esta quarta [13/11] e quinta-feira [14/11]. A combinação de calor e alta umidade favorece para que esse fenômeno aconteça”, comentou o meteorologista Heráclio Alves.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.