Programa vai levar 270 professores da rede pública para curso nos EUA

Professores de inglês da rede básica de ensino público terão a chance de participar de um programa de bolsas para um curso de especialização de seis meses nos Estados Unidos (EUA). As inscrições já estão abertas para todo o país. Para o Distrito Federal, serão 10 vagas.

O Programa de Desenvolvimento Profissional para Professora de Língua Inglesa nos Estados Unidos (PDPI) é uma parceria do governo federal com a Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil e com a Comissão Fulbright.

A iniciativa oferece curso intensivo em universidades nos EUA, com componentes curriculares específicos para o desenvolvimento de metodologias e objetos de aprendizagem, que deverão ser disseminados pelo professor bolsista após o seu retorno ao Brasil.

Como se inscrever

Ao todo serão 270 para todo o país, sendo 10 vagas para o DF, distribuídas em três modalidades: nível básico (5 vagas), intermediário (3) e avançado (2). Os candidatos poderão se inscrever para apenas uma modalidade.

Entre os requisitos para as vagas estão:

  • Possuir nacionalidade brasileira ou, no caso de estrangeiros, residir no Brasil com visto permanente;
  • Ser professor(a) concursado, com estágio probatório concluído e estar dando aula de inglês na rede pública federal, estadual, municipal ou distrital de educação básica, desde o ato da inscrição no Programa até a implementação da bolsa;
  • Ter ao menos cinco anos de exercício da função restantes antes da aposentadoria;
  • Realizar teste de avaliação de nível de proficiência em língua inglesa TOEFL ITP, e obter nota mínima de 400 pontos; e
  • Não receber bolsa ou benefício financeiro de outras entidades brasileiras e/ou americanas para objetivos similares.

As inscrições já podem ser realizadas pelo site da Comissão Fulbright, e ficarão abertas até 15 de janeiro de 2025.  O embarque para os EUA está previsto para acontecer entre 26 e 28 de junho de 2025.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.