Sem jogos otimizados, PS5 Pro não entrega 45% mais desempenho em gameplay

Quando a Sony anunciou o PS5 Pro, garantiu melhorias na renderização de games em 45% sobre o console base. Porém, testes do Digital Foundry mostram que esse aumento fica entre 30% e 35% em títulos que não foram aprimorados para o novo hardware.

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Isso significa que é necessário o empenho dos estúdios de games no aprimoramento de seus jogos para que o resultado seja melhor. Até o momento, a Sony anunciou que são menos de 60 jogos aprimorados. Embora a lista seja maior que a do PS4 Pro quando chegou, ainda é relativamente pequena para quem busca extrair o máximo do novo console em games diferentes.

Os jogos que não foram aprimorados para o PS5 Pro usam o modo Game Boost para entregar uma experiência melhor ao jogador. Nesse cenário, o aumento de performance é inferior ao que foi prometido pela Sony. Em Elden Ring, por exemplo, a melhora fica entre 30% e 35%, o suficiente para deixar o jogo próximo de 60 FPS no modo qualidade.


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PS5 Pro teria limitações na largura de banda

Os palpites do Digital Foundry para esse desempenho abaixo do divulgado seriam de que o modo Game Boost sozinho não faria uso total do novo hardware do console. Além disso, existe uma provável limitação na largura de banda de memória, especialmente em resoluções altas como 4K.

 

Para os especialistas do canal, o aumento na quantidade de núcleos da GPU não andou de mãos dadas com as melhorias na largura de banda. Ou seja, a GPU em si tem mais poder de processamento, mas fica limitada por esse fator em cenários específicos, algo que também acontece em algumas placas de vídeo para PC.

Isso levanta um questionamento pertinente: os 45% de melhoria aconteceriam somente em jogos aprimorados pelos desenvolvedores? Sim, é o que indica outros testes do canal, mostrando que God of War Ragnarok e Final Fantasy VII Rebirth, por exemplo, se beneficiam bastante dessas melhorias pontuais para o hardware mais potente.

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