Assistir filmes ativa 24 redes cerebrais diferentes, mostra estudo

Você gosta de assistir um filme no fim do dia para descansar a cabeça? Pois saiba que o cérebro trabalha —e muito— quando estamos acompanhando uma obra na televisão ou na tela do cinema.

Uma pesquisa feita por especialistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e divulgada no dia 6 de novembro na revista Neuron, mostrou que o órgão ativa até 24 redes neurais quando assistimos um vídeo.

A investigação foi feita com o objetivo de refinar os mapas das funções dominantes de cada parte do cérebro. Quando se recebe os estímulos da sétima arte, o órgão trabalha para reconhecer rostos humanos, observar conversas e avaliar pontos de referência familiares, por exemplo.

Filmes como estímulo ao cérebro

O estudo foi feito com a participação de 176 voluntários que passavam por um exame de ressonância magnética constante enquanto assistiam cenas-chave de filmes ao longo de 60 minutos.

Os participantes acompanharam cenas de A Origem, Esqueceram de Mim, Erin Brokovich, Star Wars: o Império Contra-ataca e 11 Homens e um Segredo, além de alguns videoclipes independentes. Os estímulos variados permitiram que os pesquisadores traçassem um mapa mais detalhado do cérebro.

“Muitos dos estudos que mapeiam o cérebro humano são feitos quando os voluntários estão em repouso. Nosso trabalho é a primeira tentativa de obter um layout de diferentes áreas e redes do órgão durante condições mais naturais. O estímulo de um filme leva a respostas diferentes para cada sujeito, sem ser um ambiente tão controlado”, afirmou o neurocientista Reza Rajimehr, principal autor do estudo, em comunicado à imprensa internacional.

Como cada pessoa ativava diferentes conexões ao ver os vídeos, os mapas desenhados após a pesquisa foram feitos com base na média da atividade cerebral dos participantes.

Mapa neurológico mostra como os filmes afetaram o cérebro (2)
Mapa neurológico mostra como as zonas do cérebro se dividiram de acordo com os estímulos

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.