COP29: chefe do clima na ONU cobra líderes do G20 para solução em Baku

O secretário executivo do Clima na Organização das Nações Unidas (ONU), Simon Stiell, fez uma dura cobrança aos líderes do G20 para um desfecho de sucesso na 29ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 29).

As palavras de Stiell foram endereçadas aos líderes do G20 – grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo – por meio de uma carta. No texto, ele contextualiza a situação do planeta quanto à crise climática e lembra que os prejuízos financeiros são compartilhados.

“Os impactos climáticos já estão destruindo todas as economias do G20, destruindo vidas, prejudicando as cadeias de abastecimento e (afetando) os preços dos alimentos, e alimentando a inflação”, pontuou.

Stiell contextualizou que a COP29, realizada em Baku, no Azerbaijão, discute valores e formas de financiamento para os problemas globais decorrentes do planeta mais quente.

“Há um longo caminho a percorrer, mas todos estão muito conscientes do que está em jogo, a meio caminho da COP29”, disse ele.

O principal ponto da COP29 é chegar a um consenso sobre valores e formas de distribuição de recursos. Os países em desenvolvimento querem ao menos US$ 1 trilhão dos países desenvolvidos para financiar mitigação, adaptação e perdas e danos decorrentes da crise climática. Os temas são detalhamentos do que foi firmado no Acordo de Paris, em 2015.

Em outro ponto da carta, Stiell subiu o tom e cobrou que os líderes do G20 trabalhem em conjunto, assumindo responsabilidades “em tempos turbulentos e num mundo em fratura”.

 

“Os líderes do G20 devem sinalizar em alto e bom som que a cooperação internacional ainda é a melhor e única oportunidade que a humanidade tem para sobreviver ao aquecimento global”, finalizou.

 

Rio de Janeiro

Enquanto negociadores tentam conciliar interesses de 196 países sobre o clima na COP29 em Baku, no Rio de Janeiro, os líderes do G20 discutem temas que impactam o que se passa na conferência.

Presidido pelo Brasil neste ano, o G20 aborda os seguintes temas centrais: reforma da governança global; sustentabilidade, mudança do clima e combate à fome.

A COP29 foi iniciada na última segunda-feira (11/11) e se encerra na próxima sexta-feira (22/11).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.