Peugeot 2008: 5 pontos positivos e 2 negativos da nova geração do SUV

A nova geração do Peugeot 2008 “chegou chegando” ao mercado brasileiro. Apresentado em agosto de 2024, o crossover caiu no gosto do consumidor e, em breve, deve disputar as posições mais altas do ranking do segmento com Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta e Chevrolet Tracker.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Review Peugeot 2008 GT: SUV turbo recoloca marca francesa no jogo
  • 10 carros mais icônicos da Peugeot

O Peugeot 2008 registrou 1.746 unidades vendidas em outubro, alta de 63% em relação ao mês anterior e, com isso, ajudou a marca francesa a alcançar seu melhor desempenho no mercado brasileiro desde 2015.

O CT Auto ficou curioso em saber o que novo “carro-chefe” da Peugeot no Brasil tem de tão especial e, após passar alguns dias ao volante da versão GT, topo de gama da família, separou em uma lista 5 pontos positivos da nova geração do 2008. Como nem tudo na vida é perfeito, porém, há também 2 itens em que o carro ainda pode melhorar e, por isso, podem ser encarados como pontos negativos por consumidores mais exigentes. Confira.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

5 pontos positivos da nova geração do Peugeot 2008

Vamos começar nossa listinha pelos 5 pontos positivos da nova geração do Peugeot 2008. Afinal, eles são maioria em relação aos detalhes que, na visão do CT Auto, podem ser melhorados.

5. Design

O design é um dos pontos altos da nova geração do Peugeot 2008. A marca francesa sabe que, no Brasil, o carro precisa, além de ser bom, ser bonito. E o crossover gabarita nesse quesito.

A nova identidade visual, importada dos modelos europeus, tem na grade frontal, no conjunto óptico, todo com luzes em LED, e no novo logo da marca os destaques. Na parte traseira, as lanternas mais finas, interligadas por uma barra preta, dão o charme que, para muitos, faltava na geração anterior

Peugeot 2008 GT tem linhas musculosas e lindo conjunto óptico (Imagens: Paulo Amaral/Canaltech)

4.Cabine high-tech

O segundo ponto positivo que vale destacar na nova geração do Peugeot 2008 é o nível de tecnologia embarcada no SUV francês. Na versão GT, dá para cravar que é uma autêntica cabine high-tech.

O principal destaque fica por conta do i-Cockpit 3D, painel de instrumentos digital de 10 polegadas, oferecido somente na versão topo de linha. A multimídia de 10,3 polegadas é integrada ao painel, personalizável, intuitiva e bastante sensível ao toque, além de oferecer espelhamento sem fio com Apple CarPlay e Android Auto.

i-Cockpit é um dos charmes da cabine do Peugeot 2008 GT (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

.

3. Isolamento acústico

Além da tecnologia de ponta, o Peugeot 2008 de nova geração também conta com algo que é extremamente importante: o silêncio na cabine. Claro que não estamos falando de um carro elétrico, que é silencioso por natureza, mas do isolamento acústico do SUV.

A Peugeot caprichou ao tornar o 2008 “selado” o suficiente para barrar os barulhos excessivos da rua e deixar apenas o gostoso ronco do motor Turbo 200 ecoar nos ouvidos dos ocupantes do carro na medida certa, sem exageros.

Além de belíssima, cabine do Peugeot 2008 tem ótimo isolamento acústico (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

2. Conjunto mecânico

E já que falamos no Turbo 200, por que não citar o conjunto mecânico como o penúltimo item em nossa lista de 5 pontos positivos da nova geração do Peugeot 2008?

O motor produzido pela Fiat entrega 130 cv de potência e 20,4 kgf/m de torque nas mãos do motorista. Atuando junto ao câmbio automático CVT que simula 7 velocidades, ele se mostrou um gol de placa da marca francesa, pois tornou o carro rápido e ágil.

Estreante na linha, motor Turbo 200 foi escolha acertada da Stellantis para o 2008 (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

1. Comportamento dinâmico

Vamos fechar a lista com o motivo que certamente tem feito a nova geração do Peugeot 2008 encavalar emplacamentos desde o seu lançamento: o comportamento dinâmico.

O ótimo conjunto mecânico escolhido pela Stellantis não faria diferença se o crossover não fosse equilibrado. E ele mostrou, durante o tempo que passou com o CT Auto, que é um dos carros com melhor dirigibilidade do país, com pouca rolagem nas curvas, direção direta e controle de estabilidade muito bem calibrado. Um deleite.

Crossover francês se mostrou extremamente equilibrado em nossos testes (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

2 pontos negativos da nova geração do Peugeot 2008

Como nem tudo na vida é perfeito, há 2 pontos que ainda podem ser melhorados na nova geração do Peugeot 2008 e, por isso, algumas pessoas podem taxá-los como negativos.

São eles:

  1. Botão Start/Stop: A modernidade de ligar o motor do carro pelo botão, às vezes, não entrega tudo aquilo que o cliente espera. No caso do Peugeot 2008 GT testado pelo CT Auto, o simples ato de ligar e desligar o carro foi uma tarefa hercúlea. Em mais de uma oportunidade foi preciso segurar por alguns segundos o botão até que o comando fosse obedecido, algo que não ocorre em outros carros com o mesmo sistema. Chato, mas simples de corrigir, não é, Peugeot?

  2. Retrovisor interno: Em um carro tão moderno quanto o Peugeot 2008 GT, é paradoxal o espelho retrovisor interno não ser eletrocrômico (ou fotocrômico). Afinal, trata-se de um importante item de segurança, que ajuda a diminuir a intensidade dos faróis dos outros carros quando a luz é refletida diretamente sobre ele.

De qualquer forma, os pontos negativos são fáceis de ajustar e certamente não tornarão o Peugeot 2008 tão mais caro assim se forem incorporados na próxima linha. Fica a dica, amigos da Stellantis, para tornar um carro que já é ótimo em um sucesso ainda maior.

Peugeot 2008 GT (Review)
Peugeot 2008 GT (Review) (Paulo Amaral/Canaltech)
Peugeot 2008 GT (Review)
Peugeot 2008 GT (Review) (Paulo Amaral/Canaltech)
Peugeot 2008 GT (Review)
Peugeot 2008 GT (Review) (Paulo Amaral/Canaltech)
Peugeot 2008 GT (Review)
Peugeot 2008 GT (Review) (Paulo Amaral/Canaltech)
Peugeot 2008 GT (Review)
Peugeot 2008 GT (Review) (Paulo Amaral/Canaltech)
Peugeot 2008 GT (Review)
Peugeot 2008 GT (Review) (Paulo Amaral/Canaltech)
Peugeot 2008 GT (Review)
Peugeot 2008 GT (Review) (Paulo Amaral/Canaltech)
Peugeot 2008 GT (Review)
Peugeot 2008 GT (Review) (Paulo Amaral/Canaltech)
Peugeot 2008 GT (Review)
Peugeot 2008 GT (Review) (Paulo Amaral/Canaltech)
Peugeot 2008 GT (Review)
Peugeot 2008 GT (Review) (Paulo Amaral/Canaltech)
Peugeot 2008 GT (Review)
Peugeot 2008 GT (Review) (Paulo Amaral/Canaltech)
Peugeot 2008 GT (Review)
Peugeot 2008 GT (Review) (Paulo Amaral/Canaltech)
Peugeot 2008 GT (Review)
Peugeot 2008 GT (Review) (Paulo Amaral/Canaltech)
Peugeot 2008 GT (Review)
Peugeot 2008 GT (Review) (Paulo Amaral/Canaltech)
Peugeot 2008 GT (Review)
Peugeot 2008 GT (Review) (Paulo Amaral/Canaltech)
Peugeot 2008 GT (Review)
Peugeot 2008 GT (Review) (Paulo Amaral/Canaltech)
Peugeot 2008 GT (Review)
Peugeot 2008 GT (Review) (Paulo Amaral/Canaltech)
Peugeot 2008 GT (Review)
Peugeot 2008 GT (Review) (Paulo Amaral/Canaltech)
Peugeot 2008 GT (Review)
Peugeot 2008 GT (Review) (Paulo Amaral/Canaltech)
Peugeot 2008 GT (Review)
Peugeot 2008 GT (Review) (Paulo Amaral/Canaltech)
Peugeot 2008 GT (Review)
Peugeot 2008 GT (Review) (Paulo Amaral/Canaltech)
Peugeot 2008 GT (Review)
Peugeot 2008 GT (Review) (Paulo Amaral/Canaltech)
Peugeot 2008 GT (Review)
Peugeot 2008 GT (Review) (Paulo Amaral/Canaltech)
Peugeot 2008 GT (Review)
Peugeot 2008 GT (Review) (Paulo Amaral/Canaltech)
Peugeot 2008 GT (Review)
Peugeot 2008 GT (Review) (Paulo Amaral/Canaltech)
Peugeot 2008 GT (Review)
Peugeot 2008 GT (Review) (Paulo Amaral/Canaltech)

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.