Hábito saudável pode aumentar a expectativa de vida de 5 a 10 anos, diz estudo

Alguns hábitos nocivos podem encurtar a vida, como o fumo, mas outros são associados a maior longevidade, como a prática diária de atividade física. Se todos os estadunidenses caminhassem e se movimentassem com frequência, a expectativa de vida dos EUA aumentaria em 5,3 anos, chegando a quase 84 anos. Em alguns grupos específicos, a adoção da caminhada poderia representar um aumento de mais de 10 anos.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Qual a frequência ideal de exercícios físicos na semana?
  • 10 minutos de exercício diário fazem a diferença no seu cérebro

Os resultados do estudo publicado na revista British Journal of Sports Medicine são bastante animadores para quem busca uma vida mais saudável. Afinal, a inclusão de caminhadas durante o dia é algo mais possível do que correr uma maratona.

“Nossas descobertas sugerem que [a atividade física] proporciona benefícios à saúde substancialmente maiores do que se pensava anteriormente, o que se deve ao uso de meios mais precisos de medição”, afirmam os autores, no artigo. Entre os envolvidos no estudo, estão pesquisadores da Austrália e da Dinamarca, que usaram dados coletados nos EUA.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Hábito que aumenta a expectativa de vida

No estudo, os pesquisadores estimaram o tempo que as pessoas mais ativas dos EUA, com mais de 40 anos, se dedicam por dia na realização de exercícios físicos. O recorte é formado pelos 25% mais ativos dentro desta faixa etária no país. 

Estudo descobre como a caminhada é um hábito saudável, que pode prolongar a expectativa de vida em mais de 5 anos (Imagem: Halfpoint/Envato)

Convertendo em atividades de baixo impacto e sem contraindicação na maioria dos casos, o tempo dedicado é o equivalente a 160 minutos de caminhada, em ritmo normal, a 4,8 km/hora todos os dias. Este seria o padrão ideal de atividade para uma vida longeva, dentro do modelo. 

Se todas as pessoas realizassem este tanto de exercício todos os dias, viveriam pelo menos 5 anos a mais. Agora, considerando as pessoas mais inativas dos EUA (os 25% que menos se exercitam), ao adotar este padrão ou de pelo menos 110 minutos de caminhada, poderiam viver quase 11 anos a mais, prolongando de forma significativa a expectativa de vida.

Ganhando horas extras de vida com a caminhada

Para quem está sedentário, pensar em caminhar por tanto tempo pode ser inviável. Mesmo quem é ativo pode não ter tempo para se exercitar por mais de 2 horas todos os dias, com as demandas do trabalho e da casa. Para esses indivíduos, o estudo traz outra descoberta interessante. 

Para os mais inativos, cada 1 hora de caminhada pode acrescentar 376 minutos à expectativa de vida. Em outras palavras, troca-se 1 hora de exercício por cerca de 6 horas extras de vida

Para quem já pratica algum nível de atividade, os ganhos são menores, já que a troca é de uma hora de caminhada para 2 horas e 49 minutos a mais de vida, mas igualmente benéfico.

Vale observar que este é um estudo observacional e, como tal, não pode estabelecer causa e efeito. No entanto, reforça a importância da atividade física em uma vida longeva e saudável. 

Se possível, mais do que uma caminhada, é bom dar passos mais rápidos, estimulando o sistema cardiorrespiratório no modo intenso ou vigoroso, o que pode trazer ainda mais vantagens.

Veja também:

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.