Toyota Yaris Cross aposenta sedã da marca no Brasil

O Toyota Yaris Cross será o próximo lançamento da marca no mercado brasileiro, mas sua chegada será apenas em 2025. Mesmo assim, a estreia iminente do SUV já causou algumas alterações no portfólio da marca japonesa no Brasil. Ao que tudo indica, o Yaris Sedan já deixou de ser produzido em Sorocaba (SP), enquanto o hatch ainda terá uma sobrevida.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Toyota vai focar em carros híbridos, incluindo modelos plug-in
  • 10 carros mais icônicos da Toyota

As informações são do site Mobiauto, que apurou os detalhes da notícia com concessionários da Toyota. Segundo os lojistas, a produção do Yaris Sedan já foi finalizada, e restam apenas as unidades que estão nos estoques das concessionárias.

O fim do três volumes já era especulado há alguns meses. Em junho, surgiram informações de que o Yaris Sedan não ia ver a passagem para 2025, pois seria descontinuado no fim deste ano. E, ao que tudo indica, foi exatamente isso que aconteceu com o modelo.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Toyota Yaris Sedan (Imagem: Divulgação/Toyota)

Fim do Toyota Yaris Sedan

Fabricado e presente no Brasil desde 2018, o Toyota Yaris Sedan nunca foi um sucesso de vendas, ficando sempre à sombra do hatch. Neste ano, o três volumes emplacou 19.192 unidades até outubro, enquanto o Yaris hatch vendeu 23.087. Apenas no mês passado, o sedã vendeu 2.185 unidades, enquanto o hatch emplacou 2.912 veículos. Os dados são da Fenabrave.

Dessa forma, é possível ver que a diferença de vendas entre as duas carrocerias do Yaris é pequena. Mesmo assim, o hatch vende mais, e por isso vai seguir em linha por mais um tempo.

Toyota Yaris Cross (Imagem: Divulgação/Toyota)

Novo SUV da Toyota

O encerramento da produção do Yaris Sedan vai ajudar a liberar espaço na linha de produção de Sorocaba (SP), principal planta da Toyota no Brasil. O local está sendo ampliado, principalmente porque vai receber a linha de produção do Corolla, pois o sedã médio deixará de ser feito em Indaiatuba, justamente para concentrar a produção da marca em Sorocaba.

Talvez por isso o Yaris Sedan acabou sendo descontinuado agora, já que a produção do Yaris Cross, o novo SUV compacto da Toyota, deve começar já em janeiro. Assim, é possível preparar a linha de montagem para o novo modelo.

O Yaris Cross brasileiro não será igual ao europeu, mas sim a versão que já é feita na Ásia, que é mais simples e voltada para mercados emergentes. O SUV será equipado com o motor 1.5 flex que já está presente na família Yaris atual, com 105 cv e 14,9 kgfm. No entanto, esse mesmo motor vai ser utilizado como base para as versões híbridas do SUV, cuja potência ainda não foi revelada.

Acha que a Toyota está certa em tirar o Yaris Sedan de linha no Brasil, ou preferiria que o três volumes continuasse sendo feito? Deixe a sua opinião.

Toyota Yaris 2023
Toyota Yaris 2023
Toyota Yaris 2023
Toyota Yaris 2023
Toyota Yaris 2023
Toyota Yaris 2023
Toyota Yaris 2023
Toyota Yaris 2023
Toyota Yaris 2023
Toyota Yaris 2023
Toyota Yaris 2023
Toyota Yaris 2023
Toyota Yaris 2023
Toyota Yaris 2023
Toyota Yaris 2023
Toyota Yaris 2023
Toyota Yaris 2023
Toyota Yaris 2023
Toyota Yaris 2023
Toyota Yaris 2023

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.