iPhone XS Max e iPhone 6s Plus agora são produtos “vintage”; entenda o que muda

A Apple declarou oficialmente que o iPhone XS Max e iPhone 6s Plus são produtos “vintage. Isto é, se tornaram antigos dado o tempo desde o lançamento e falta de atualização. Na prática, isso significa que os smartphones têm limitações no suporte oficial. 

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • iPhone nos EUA pode ficar tão caro quanto no Brasil; entenda
  • Novo iPhone SE “barato” ganha provável data de lançamento

O que isso significa?

Um dispositivo Apple se torna vintage quando se passaram mais de cinco anos e menos de sete anos desde que o último modelo novo foi vendido pela marca. Ou seja, é raro encontrar um iPhone 6s Plus (lançado em 2015) ou um iPhone XS Max (lançado em 2018) à venda que não seja usado.

Da mesma forma, não é simples encontrar peças novas ou oficiais para reparar produtos classificados como vintage pela fabricante. Apesar de ainda ser possível reparar de maneira autorizada pela Apple, a disponibilidade das peças são incertas.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

iPhone Xs Max foi lançado como uma versão melhorada dos iPhone X e iPhone Xs (Imagem: Divulgação/Apple)

Apple Watch 2 agora é obsoleto, ainda pior

Além dos celulares, a marca também anunciou que o Apple Watch 2 de alumínio e aço inoxidável também deixará de ter suporte oficial. Entretanto, o smartwatch vai além dos iPhones e acaba de se tornar obsoleto. A condição é nomeada após o produto ultrapassar sete anos desde que foi vendido como novo

Aparelhos obsoletos não recebem peças novas oficiais. A marca destaca que os componentes não podem ser solicitados pelos parceiros oficiais e sua disponibilidade depende do estoque da respectiva assistência técnica.

A marca menciona ressalvas para alguns MacBooks que foram vendidos com até 10 anos de substituições de bateria.

O que fazer se tenho um produto obsoleto?

Quem tem um produto considerado antigo pela própria Apple deve tomar cuidado no cotidiano, dado à dificuldade para realizar um reparo. Vale mencionar que mesmo consertado, caso tenha sido feito de maneira não oficial, o defeito pode persistir. 

Nesse sentido, a recomendação é realizar uma atualização, não necessariamente para um produto recém-lançado. É importante se atentar para a data de lançamento para ter ideia de quando o produto se tornará vintage ou obsoleto. Por exemplo, o iPhone 13 (2021) e o iPhone 14 (2022), que tem aparecido cada vez mais em promoções na Black Friday, devem perder o suporte oficial somente em 2028 e 2029, respectivamente.

VÍDEO: Cuidado com iPhone de Vitrine (o que você precisa saber antes de comprar um)

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.