O que é o sistema FSD que a Tesla adicionou na Cybertruck?

A Tesla Cybertruck talvez seja o veículo mais controverso dos últimos anos, sendo uma boa definição para o termo ame ou odeie. Há quem deteste o visual geométrico e o corpo em alumínio da picape, enquanto outras pessoas gostam justamente dessas características, por tornar a caminhonete algo fora do lugar comum.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Carros da Tesla agora encontram dono sozinhos no estacionamento
  • Quanto custa alugar uma Cybertruck?

No entanto, não foi apenas o visual que causou polêmica. O preço, a suposta fragilidade da picape, e a falta dos recursos de assistência à condução também foram alvo dos críticos. Principalmente este último ponto, já que os carros da Tesla se tornaram famosos por terem sistemas avançados de direção semiautônoma.

Ao menos a marca de Elon Musk está corrigindo este problema. Nos últimos meses, a Cybertruck passou a receber os recursos do chamado FSD (Full Self-Driving), que é o pacote antes chamado de Autopilot. Entretanto, isso não significa que a picape seja capaz de rodar sozinha pelas estradas, já que o princípio do pacote FSD é outro.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Tesla Cybertruck (Imagem: Divulgação/Tesla)

Pacote FSD da Tesla Cybertruck

Apesar do nome, Full Self-Driving não entrega uma experiência de direção completamente autônoma. Na realidade, nenhum veículo chegou nesse ponto, embora a Mercedes-Benz ofereça o nível 3 de assistência autônoma em alguns mercados. Mesmo assim, é uma assistência, e não uma direção completa, algo que só seria possível no nível 4.

No caso da Tesla, os modelos contam com recursos nível 2. O FSD pode ter o controle de cruzeiro adaptativo e com reconhecimento de tráfego, além do Autosteer. Com esses dois equipamentos, a direção acontece sem quase nenhuma interferência humana. Entretanto, ainda é preciso que o motorista esteja atento ao volante, caso haja algum problema com o sistema.

Além desses recursos, o FSD inclui itens que já estão presentes em muitos carros vendidos no Brasil. É o caso da frenagem autônoma de emergência, alerta de colisão frontal e lateral, monitor de ponto cego, e alerta e auxílio de mudança involuntária de faixa.

Táxi autônomo da Tesla

O Cybercab, táxi autônomo da Tesla, apareceu há alguns meses, e ele sim promete ser um veículo que vai rodar sem nenhuma interferência humana. Inclusive, o objetivo é ser um rival da Waymo, que já roda com um sistema assim em algumas cidades dos Estados Unidos. A diferença é que a Tesla faria o seu próprio veículo.

Previsto para 2026, o Cybercab teria o nível 4 de automação, o que permitiria andar pelas ruas sem interferência humana. Porém, o problema é que a Tesla não costuma cumprir muito bem seus prazos, então pode ser que o táxi da empresa atrase.

 

Enquanto o Cybercab não é lançado, confira no vídeo acima como o sistema FSD funciona. É possível ver o sistema atuando em um modelo da Tesla e com pouca interferência humana.

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.