Usina nuclear Angra 1 recebe autorização para operar por mais 20 anos

A usina nuclear Agra 1, no Rio de Janeiro, recebeu o aval para continuar operando por mais 20 anos nesta quinta-feira (21/11). A decisão foi viabilizada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, após a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) acatar o pedido da Eletronuclear, que opera a instalação.

Operando desde 1985, a usina localizada em Angra dos Reis tinha uma licença de operação de 40 anos, que vencia em dezembro deste ano. Em 2019, a Eletronuclear entrou com o pedido de renovação no CNEN, colegiado do governo que cuida do gerenciamento da energia nuclear no Brasil.

Em um comunicado, o ministro Alexandre Silveira afirmou que a energia nuclear é essencial para o país, e pediu que o urânio – combustível que gera esse tipo de energia – seja mais explorado no Brasil.

“A energia nuclear é essencial para garantir uma matriz energética limpa, segura e sustentável. O Brasil possui um dos maiores potenciais do mundo em recursos de urânio e precisa explorar essa riqueza de maneira estratégica, sempre com foco na soberania e no desenvolvimento nacional”, disse o ministro de Minas e Energia.

Angra 1 possuí a capacidade de produzir 640 megawatts de potência, a usina pode suprir uma cidade com 2 milhões de habitantes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.