Cansado de spam no WhatsApp? A Meta tem uma solução para esse problema

A Meta começou a testar uma solução para evitar spam de empresas no WhatsApp. O novo experimento permite que o usuário cancele a assinatura de ofertas e anúncios enviados diretamente no mensageiro sem ter que bloquear o contato por completo.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Como funciona o Whatsapp Business | Etiquetas, ferramentas e vendas
  • WhatsApp Business tem Meta AI? Chatbot ainda será liberado no app para empresas

Os detalhes foram revelados pelo portal TechCrunch nesta semana. Com o experimento, o aplicativo oferece uma opção para restringir tipos específicos de mensagens e mais opções de controle aos usuários.

O menu com os ajustes de limite é acionado através de uma mensagem enviada por uma conta comercial do WhatsApp. Ao acioná-lo, o usuário pode tanto indicar que não tem interesse nesse tipo de conteúdo quanto cancelar o envio de anúncios de lançamento, ofertas e afins.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Captura de tela do WhatsApp com a opção para cancelar a assinatura de mensagens de anúncios
Ainda em testes, novo menu do WhatsApp vai deixar usuário cancelar mensagens de anúncios sem bloquear o contato (Imagem: Reprodução/TechCrunch)

A solução oferece uma alternativa ao botão de bloqueio, que veta todo e qualquer tipo de interação com o número. Especialmente ao considerar que algumas empresas utilizam o mesmo telefone para enviar anúncios e repassar informações importantes.

Por exemplo, se um banco entra em contato com os clientes pelo WhatsApp para notificar o fechamento da fatura do cartão de crédito, disparar avisos de segurança e afins, mas envia anúncios de produtos com frequência, basta desativar apenas as mensagens de marketing.

O mesmo é válido para lojas, operadoras de telefonia, prestadoras de serviços e muito mais.

Como a limitação de ofertas do WhatsApp funciona

O novo experimento tem como base as quatro categorias da API do WhatsApp, uma plataforma paga para desenvolvedores que permite automatizar e garantir um uso em larga escala do mensageiro:

  • Marketing: ofertas e lançamentos de produtos e serviços;
  • Utilidades: atualização de pedidos e informações de contas;
  • Autenticação: compartilhamento de códigos de autenticação em duas etapas;
  • Serviço: consultas de clientes.

Ao aplicar a limitação, o mensageiro restringe as mensagens de marketing, enquanto mantém o envio de conteúdos de outras categorias. 

Contudo, a solução é voltada apenas para empresas que utilizam a API do WhatsApp. Ou seja, nem todos os contatos comerciais vão oferecer essa opção, pois não depende apenas do uso do WhatsApp Business.

Quando o ajuste será liberado aos usuários?

Segundo o portal, a Meta já começou a testar a nova opção do WhatsApp para restringir mensagens de ofertas e anúncios em todos os países. A liberação do recurso é realizada de forma gradual.

Confira outras matérias do Canaltech:

  • WhatsApp Business x Telegram Business: qual é melhor?
  • Como usar o WhatsApp Business | Guia Prático
  • Como ter dois WhatsApp no mesmo celular | Guia Prático

VÍDEO: CUIDADO com o seu WhatsApp

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.