Pum em excesso? Quantidade e qualidade das flatulências pode revelar problemas intestinais

Você tem alterado sua rotina alimentar adicionando mais carboidratos à sua dieta ou está tomando antibióticos? Essas perguntas podem ser a resposta para o fato de você estar sofrendo com problemas intestinais todos os dias.

A digestão que se traduz em episódios incômodos de flatulência, ou seja, os difamados peidos têm sua origem em um excesso de gás no intestino, causando espasmos e distensão abdominal.

Muitas vezes, o excesso de gases está associado à ingestão muito rápida de alimentos, o que resulta na deglutição de muito ar durante a refeição. O intestino fica inchado e começa a doer e pode pressionar o estômago.

na foto aparece um homem com dores de barriga e problemas intestinais

Homem mostra dores na barriga e problemas intestinais – Foto: homem-mostra-dor-e-problemas-intestinais

Esse acúmulo de gases causa o inchaço que resulta em problemas intestinais e a barriga nitidamente inchada.

Um dos principais motivos de digestões pesadas está relacionado a problemas de refluxo e também à prisão de ventre, quando o intestino não evacua entre uma e três vezes por dia.

Segundo o médico Joaquín Vicente Tejedo, médico especializado no sistema digestivo, “uma dieta pobre também é a causa dessas digestões e do aparecimento de gases, flatulência, inchaço e distensão abdominal”.

Essa expulsão de gases é uma ocorrência fisiológica normal. “No caso dos peidos, eles surgem porque a digestão dos alimentos ocorre no intestino, em uma fase em que, na decomposição dos alimentos no intestino grosso, são formados gases, como hidrogênio, dióxido de carbono e metano, que o nosso corpo expele em um processo fisiológico completamente normal”, explica Laura Reviejo, graduada em Nutrição e membro da Associação Profissional de Dietistas e Nutricionistas de Aragão.

na foto aparece um homem com problemas intestinais e dores na barriga

Homem tem problemas intestinais e dores na barriga – Foto: Freepik/ND

Consulta a um especialista

Todos os profissionais insistem na necessidade de consultar um especialista sempre que ocorrer uma distensão abdominal, que geralmente é acompanhada de fortes episódios de dor.

Nesse sentido, a nutricionista garante que muitos pacientes que a procuram têm problemas relacionados à distensão abdominal e à má digestão.

Conselhos sobre como evitar problemas intestinais

Para evitar os problemas intestinais e suas consequências, o Dr. Joaquín Vicente recomenda seguir uma dieta equilibrada, como a dieta mediterrânea, e não consumir fibras em excesso.

“Elas não são digeridas, são eliminadas e podem fermentar em nosso organismo, o que causa muitos episódios de inchaço e flatulência”, ressalta.

O especialista em sistema digestivo recomenda uma boa hidratação, a prática de exercícios e a manutenção de horários regulares para as refeições. “O café da manhã, o almoço e o jantar devem ser consumidos sem excessos para evitar digestões pesadas”, conclui.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.