Novos chips da Huawei ameaçam Apple, diz jornal

A disputa com a Huawei na China já não tem sido fácil para a Apple nos últimos meses e, agora, pode ficar ainda mais complicada, de acordo com o Wall Street Journal. O periódico publicou uma matéria que sugere que a empresa de Cupertino pode enfrentar uma disputa ainda mais brutal após o lançamento do Huawei Mate 70, que contará com um chip de alto desempenho.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Novo celular com IA da LG pode ser fabricado pela Samsung
  • Huawei está pronta para lançar novo celular dobrável; veja detalhes

A fabricante chinesa ainda não revelou muitos detalhes sobre o desenvolvimento, mas o chipset Kirin que usará arquitetura de 6 nanômetros e deve alimentar a linha Mate 70 pode trazer bastante avanços em desempenho e eficiência energética, dificultando ainda mais os planos de crescimento da Maçã no mercado chinês.

Apesar de não liderar o mercado, a Apple conseguia se virar bastante no país e tinha uma boa participação na China até o ano passado. Porém, a Huawei voltou a ganhar mais espaço nos últimos meses e disparou à frente de sua principal adversária no universo mobile. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Além do desempenho energético promissor do chip Kirin adotado para o Mate 70, há outros aspectos que podem ajudar a Huawei a se distanciar mais da Apple na China. Um deles é que a marca chinesa já possui celulares com ferramentas de inteligência artificial ativadas e o Mate 70 deve seguir essa mesma trilha. A empresa de Tim Cook, por outro lado, deve ativar o Apple Intelligence apenas no próximo ano. 

Lançamento da linha Huawei Mate 60 pode dificultar a vida da Apple na China (Imagem: Divulgação/Huawei)

Por fim, é importante frisar, também, que assim como a Huawei sofre restrições e proibições no mercado ocidental por conta de sanções norte-americanas — que já ocorrem há pelo menos 5 anos — a Apple também tem algumas limitações na China. Autoridades locais já instruíram as empresas a proibirem produtos da marca. 

  • Apple perde espaço no mercado de celulares e Huawei decola na China
  • Huawei rouba mercado da Apple na China e receita dispara

Além disso, há relatos de que o país também estaria levantando fundos para ajudar a fabricante a construir mais lojas e investir no setor de Pesquisa e Desenvolvimento.

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.