Após teste bem-sucedido, o que a SpaceX deve aprontar com o Starship?

A SpaceX já está preparando o sétimo teste de voo do Starship, o maior e mais poderoso foguete já construído. A empresa de Elon Musk lançou o veículo espacial na terça (19) pela 6ª vez, marcando mais um avanço no desenvolvimento deste ambicioso projeto. 

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • SpaceX | Explosão do foguete Starship cria buraco na atmosfera
  • SpaceX realiza 6º teste de voo da Starship — e leva banana ao espaço

No teste, o propulsor Super Heavy voltou para pousar nas águas do Golfo do México — originalmente, o booster seria “agarrado” pelos braços da torre de lançamentos, mas uma falha nela fez a SpaceX mudar de planos. Enquanto isso, o foguete Starship seguiu viagem pelo espaço e desceu ao oceano Índico. 

Após a missão, a SpaceX já realizou algumas verificações necessárias para o próximo lançamento, que ainda não tem data para acontecer. E, segundo alguns membros da empresa, o foguete deve passar por algumas modificações

“A nave foi ‘esticada’ para dar espaço a tanques de propelente maiores, aumentando a capacidade de propelente de 1.200 toneladas para 1.500 toneladas”, comentou Kate Tice, gerente sênior de engenharia de qualidade na SpaceX, durante a transmissão do 6º teste de voo.  

Segundo ela, os flaps frontais também passaram por algumas mudanças: eles foram diminuídos e instalados em novos lugares, o que deve ajudar a protegê-los durante a reentrada na atmosfera da Terra. “Há também uma ampla gama de atualizações que vão tornar o veículo mais confiável, adicionando redundância e a habilidade de operar por períodos mais longos no espaço”, acrescentou. 

Futuramente, a SpaceX quer usar os “braços” da torre de lançamentos para capturar o propulsor do Starship e a espaçonave (Imagem: SpaceX)

Ainda não há muitas informações sobre o perfil de voo da próxima missão do Starship, mas parece que a SpaceX deve realizar mais um pouso no oceano. “Se isso correr bem, aí então a SpaceX vai tentar capturar o foguete com a torre”, escreveu Musk em uma publicação no X/Twitter. O objetivo é que a captura torne-se o procedimento padrão para o retorno do propulsor e do Starship. 

Por enquanto, a SpaceX soma seis lançamentos do Starship, mas planeja mais de 25 missões com o veículo em 2025 e 100 nos próximos anos. O ritmo acelerado se deve ao objetivo de usar o megafoguete para lançamentos rumo a Marte. “Estou altamente confiante de que podemos enviar alguns Starship não tripulados a Marte em 2 anos”, declarou Musk também no X. 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.