Jean Pirola repercute informação sobre o possível fim do Ensino Médio noturno na EEB Araújo Brusque: “Não concordo”

Na sessão ordinária desta terça-feira, 19 de novembro, o vereador Jean Pirola (PP) repercutiu o assunto levantado pelo vereador Nik Imhof (MDB), que falou sobre um eventual encerramento do Ensino Médio noturno na Escola de Educação Básica (EEB) Francisco de Araújo Brusque, no bairro São Luiz. Segundo Imhof, a unidade escolar teria sido informada dessa possibilidade em ofício enviado pela Coordenadoria Regional de Educação.

“Culparam o Jorginho Mello, já foram no pescoço do governador”, disse Pirola. Após ler o ofício em plenário, ele continuou: “Não foi o Jorginho Mello que fez isso tudo. Foi feito um estudo pela Secretaria de Educação, pelo que eu entendi foi a regional aqui de Brusque que fez. O que se entende desse ofício é, um dos motivos: os alunos entram na primeira série, na segunda série diminui, na terceira série diminui. E se tem poucos alunos com uma estrutura gigante, vamos juntar – o que eu não concordo. Agora, culpar o governador por uma questão educacional local, só porque o prefeito e o vice são do mesmo partido [o PL], a gente está indo um pouquinho longe demais”.

Adiante, o parlamentar reforçou: “Não concordo com o fechamento, mas temos que saber os motivos e não simplesmente apontar o dedo. Concordo em trazer os responsáveis aqui, se preciso for, fazer uma audiência pública, pois isso é de interesse da cidade. Não podemos deixar fechar a escola. No meu ponto de vista, seria um erro total. Moro ali perto e sei da quantidade de alunos que frequentam a escola no período noturno”.

Ivan Martins (PSD), em aparte, pontuou: “Temos que ouvir a coordenadoria regional, mas, infelizmente, medidas dessa natureza não são tomadas de forma isolada. Jamais uma coordenadoria ou a Secretaria de Educação iria tomar uma decisão dessas sem o conhecimento do governador. Com certeza o governador tem conhecimento disso”. Ao edil, Pirola respondeu: “Concordo plenamente. Ele deve ter conhecimento, sim, dessa situação”.

Obras

Por fim, ele comemorou a execução de obras na rua SC 043, no Souza Cruz. “Eu reclamei, briguei, falei da rua SC 043, que prometeram várias vezes, depois disseram que não era rua pública e que os moradores tinham que fazer a obra por livre e espontânea vontade. Na quarta-feira, as máquinas roncaram na SC 043. Além de fazer a terraplanagem, alargaram o trecho onde moram mais de 25 famílias. Então, o nosso apelo valeu a pena”, afirmou.

“Pena que ainda não fizeram a obra da Dona Luciana, na rua Ernesto Bianchini [no Rio Branco]. Toda terça-feira vou lembrar dessa história”, disse. Luciana é a mulher que espera a resolução de um problema que ocorre com a fossa séptica da casa dela desde a realização de uma obra pública na localidade. Pirola abordou esse caso na sessão de 07 de novembro.

Assista: https://youtu.be/O0D3sc_tydw

Texto: Talita Garcia/Câmara Municipal de Brusque.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.