Superbactérias ou bactérias multirresistentes, saiba o que fazer para evitar

De 18 a 24 de novembro ocorre a Semana Mundial de Conscientização Sobre o Uso de Antimicrobianos, que traz como tema em 2024 “Eduque. Colabore. Faça agora!”. Os cuidados, vale lembrar, devem ser adotados durante todo o ano.

De acordo com o Dr. Matias Chiarastelli Salomão, infectologista e microbiologista do Grupo Fleury, detentor da Diagnoson a+, é muito importante alertar sobre uso excessivo de antibióticos e aumento de óbitos por bactérias multirresistentes – um dos maiores desafios para a saúde pública global.

O diagnóstico de uma infecção por superbactéria deve ser feito por meio de exames de cultura e antibiograma. Estes testes ajudam a identificar a presença da bactéria, além de testar sua resistência aos antibióticos.

Práticas para evitar promover a resistência antimicrobiana:

– Uso de antibióticos apenas sob recomendação médica.

– O tempo e a dose do antibiótico devem ser propostos pelo médico e usados conforme a sua orientação.

– Não cortar o tratamento com antibióticos, mesmo que não existam mais sintomas de infecção, sem orientação médica.

– ⁠Descartar antibióticos de forma adequada.

As principais ações que contribuem para a contenção da resistência antimicrobiana são: prescrição adequada, educação comunitária, monitoramento da resistência e infecções associadas à assistência à saúde e o cumprimento da legislação sobre uso e dispensação de antimicrobianos.

Sobre a Diagnoson a+

A Unidade Diagnoson a+, localizada no bairro Pituba, em Salvador (BA), é resultante da sinergia de duas marcas do Grupo Fleury, a a + Medicina Diagnóstica, com tradição em análises clínicas, e a Diagnoson, reconhecida em exames de imagem. Isso permite aos clientes usufruir uma ampla gama de exames em um único lugar. A unidade conta com um portfólio de serviços abrangente, que, além dos testes laboratoriais, inclui ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, equipamentos para a realização de exames de densitometria, medicina nuclear (PET-CT), ecocardiograma, mamografia, análise de holter, teste ergométrico, colonoscopia e outros. Sempre em busca de avanços que ofereçam conforto e tranquilidade aos clientes, a Diagnoson a+, junto com o Fleury Genômica, inaugurou recentemente a plataforma online exclusiva de Genômica. Acesse e conheça o Fleury Genômica: www.fleurygenomica.com.br. Site Diagnoson a+: http://www.diagnosonamais.com.br

Sobre o Grupo Fleury

Com 98 anos, o Grupo Fleury é uma das maiores e mais respeitadas organizações de medicina e saúde do Brasil, referência para a comunidade médica e público geral por sua qualidade técnica, médica, de atendimento e gestão. Com 22,4 mil colaboradores e 4,9 mil médicos, detém as melhores práticas ESG e contribui para a sustentabilidade do sistema de saúde. Com sede em São Paulo (SP), o Grupo Fleury está presente em outros 14 estados e no Distrito Federal, somando mais de 500 Unidades de Atendimento. A Companhia oferece uma das mais completas soluções em medicina diagnóstica no país, por meio da coordenação de cuidado centrado no indivíduo e capacidade de inovação e tecnologia. Essas soluções refletem o posicionamento estratégico da empresa de ser um ecossistema de saúde integrado e preventivo, que nasceu como um laboratório de análises clínicas e evoluiu para ofertas completas de medicina, físicas e digitais, em suas unidades de atendimento e operações B2B. Site do Grupo Fleury: www.grupofleury.com.br.

O post Superbactérias ou bactérias multirresistentes, saiba o que fazer para evitar apareceu primeiro em Criativa Online.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.