Covid-19 afeta o cérebro a ponto de reduzir o QI de uma pessoa

A ciência já descobriu que a covid-19 não afeta apenas o sistema respiratório, mas é capaz de provocar alterações no cérebro de alguns pacientes. Inclusive, a névoa cerebral é um dos possíveis sintomas da covid longa (que começa quando o vírus não está mais no corpo). Outro problema pode ser a redução do Quociente de inteligência (QI), temporária ou não, como mostram novos estudos.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Covid longa | Tudo o que você precisa saber sobre a condição
  • O QI diminui conforme a pessoa envelhece?

“Há evidências abundantes de que a infecção pelo SARS-CoV-2 pode afetar a saúde do cérebro de muitas maneiras“, afirma Ziyad Al-Aly, epidemiologista clínico e pesquisador da Universidade Washington em St. Louis (EUA), em artigo na plataforma The Conversation.

“As implicações [da infecção pelo vírus da covid-19] são de longo alcance, desde indivíduos passando por dificuldades cognitivas até o impacto potencial nas populações e na economia”, acrescenta o cientista. Isso inclui a perda de pontos de QI.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Perda de QI da covid

Em relação ao efeito da covid-19 no raciocínio e na capacidade de pensamento, um dos estudos mais abrangentes é o publicado na revista The New England Journal of Medicine. Foram avaliados dados de saúde de mais de 110 mil pessoas que tiveram a doença. 

Novas evidências indicam quem que o vírus da covid-19 pode reduzir os pontos de QI de uma pessoa saudável e afeta o cérebro de diferentes formas (Imagem: Kjpargeter/Freepik)

A seguir, veja como a covid-19 afetou o QI, segundo o estudo:

  • Paciente com casos leves da covid-19: perda de 3 pontos no QI; 
  • Paciente com sintomas persistentes não resolvidos (falta de ar ou fadiga): perda de 6 pontos no QI. 
  • Paciente internado na UTI por causa da covid-19: perda de 9 pontos no QI;
  • Paciente com reinfecção: perda adicional de 2 pontos no QI.

“Múltiplas descobertas indicaram que a associação entre covid-19 e déficits cognitivos se atenuou à medida que a pandemia progrediu [mas não sumiu até o momento]. Encontramos déficits cognitivos menores entre os participantes que foram infectados durante períodos de variantes recentes do que entre aqueles que foram infectados com o vírus original ou a variante alfa”, detalha o estudo. O uso de vacina também reduz o efeito de perda de pontos de QI.

Impacto da covid-19 no cérebro

Além do impacto da covid-19 nos pontos de QI de uma pessoa, o vírus afeta o cérebro de outras maneiras. Por exemplo, análises de exames de imagens já revelaram a redução do volume cerebral após a infecção. E mesmo pacientes que tiveram casos leves de covid-19 podem apresentar algumas alterações no cérebro.

“Em conjunto, esses estudos mostram que a covid-19 representa um sério risco para a saúde do cérebro, mesmo em casos leves, e os efeitos agora estão sendo descobertos em escala populacional”, destaca o cientista Ziyad.

Veja também:

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.