Apple estaria com problemas no desenvolvimento do iPhone 17 Air; entenda motivos

O principal destaque do suposto iPhone 17 Air é, sem dúvidas, sua espessura. Os rumores apontam que este poderá ser o celular mais fino da história da marca, com espessura entre 5 e 6 mm. Porém, isso também estaria causando problemas no desenvolvimento do aparelho.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Todos os novos dobráveis da Samsung podem ter chips Exynos; entenda
  • Executivo da Samsung é acusado de fraude e pode pegar 5 anos de prisão

Alguns desses problemas não chegam a atrapalhar o desenvolvimento e são, na verdade, apenas concessões que precisam ser feitas para que os componentes caibam no telefone. Uma delas é que o celular não poderá ter um sistema de áudio estéreo. Até então, todos os modelos de iPhones possuem dois speakers: um inferior e um no alto-falante. Por conta da espessura, o inferior terá que ser removido

Outro ponto é que a Apple deve mudar o material utilizado no aparelho e deixar de lado o aço inoxidável e titânio para usar apenas alumínio e vidro. É esperado que a moldura e o quadro de câmeras sejam feitos em alumínio, enquanto o resto do corpo deve ser em vidro, o que ainda manteria o suporte para carregamento sem fio. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Algo que pode gerar um pouco de dor de cabeça, porém, é que os engenheiros ainda não descobriram uma forma de inserir uma gaveta de SIM em um aparelho tão fino. Isso não seria problema nos Estados Unidos, já que os iPhones por lá já não tem mais entrada para chip físico. 

Assim, a marca teria que “forçar” a adoção do eSIM em outros países, mas há mercados que impossibilitam essa migração por conta da legislação. A China, por exemplo, ainda não aprovou a venda de smartphones com suporte para eSIM. Assim, caso não encontrem uma alternativa, a Apple poderá perder um mercado muito forte para vender seus celulares.

Espessura do iPhone 17 Air estaria causando problemas em seu desenvolvimento (Imagem: YouTube/AppleTrack)

Ainda mais grave, os engenheiros também estão encontrando dificuldades para encontrar espaço para a bateria e componentes térmicos em tão pouco espaço. 

Por ter menos espaço, é esperado que a Apple use um modem 5G feito “em casa”, em vez de adotar um componente da Qualcomm. Segundo as informações, o chip desenvolvido pela própria Maçã é menor e mais eficiente, porém há quem diga que há alguns problemas de estabilidade da conexão com a rede móvel. 

O iPhone 17 Air deve ser apresentado oficialmente ao lado de toda a linha iPhone 17, em setembro de 2025. O modelo deve entrar no lugar do iPhone Plus, mantendo a família de quatro smartphones na série principal. 

VÍDEO: O iPhone 16 saiu. E agora, qual iPhone devo comprar?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.