Experimento coloca animais em realidade virtual para ver o que acontece

E se colocássemos animais em realidade virtual? Essa foi a questão-base de um novo estudo da Flinders University (Austrália). O principal objetivo era entender o comportamento de moscas-das-flores (Syrphidae) e caranguejos quando expostos a mundos “falsos” ou “aumentados”.

  • Novo estudo mapeia os perigos da realidade virtual no mundo real
  • Realidade virtual ajuda cientistas da NASA a redefinir nossa visão da Via Láctea
  • Vídeo: ratos jogam game de realidade virtual em estudo sobre memória

Outra proposta do estudo, publicado na Methods in Ecology and Evolution, é compreender a aerodinâmica de insetos voadores para chegar a descobertas que possam ajudar no campo da aviação.

A equipe desenvolveu programas de computador para criar uma experiência de realidade virtual imersiva para os animais.

“Usando algoritmos de machine learning e visão computacional, pudemos observar os animais e decodificar suas ações, desde uma mosca-das-flores tentando fazer uma curva à esquerda durante o voo até um caranguejo-violinista se esquivando de um pássaro virtual”, dizem os autores, em comunicado.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“As últimas duas décadas testemunharam um rápido progresso em jogos, inteligência artificial, realidade virtual e computação de alta velocidade usando hardware de computador específico em placas gráficas”, completam os pesquisadores.

Realidade virtual e comportamento animal

O estudo diz que muitos animais usam informações visuais para controlar comportamentos rápidos e dinâmicos. Tais comportamentos incluem estabilização de curso, prevenção de obstáculos e de predadores. Esses comportamentos são frequentemente estudados em laboratório, mas com uma limitação que as técnicas de realidade virtual podem contornar.

Animais em realidade virtual (Imagem: Ogawa et al, 2024/Methods in Ecology and Evolution)

“Devido aos recentes avanços técnicos, as arenas de realidade virtual se tornaram mais populares para quantificação comportamental. Elas têm mais probabilidade de produzir comportamentos visuais mais naturalistas, embora ainda sejam limitadas o suficiente para fornecer quantificações comportamentais altamente detalhadas”, o estudo explica.

Ao reunir conhecimentos de áreas como ciência da computação, neurociência e biologia, os pesquisadores querem aproveitar os avanços tecnológicos para aprofundar nossa compreensão dos processos biológicos.

Leia também:

  • Reality Pro: Apple demonstra óculos de realidade virtual em evento exclusivo
  • Como pesquisar e ver animais em 3D no Google
  • 10 melhores apps de Realidade Aumentada para Android e iOS

VÍDEO | #MaravilhasDaTecnologia Traje de Realidade Virtual

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.