Ubuntu terá até 12 anos de atualizações em algumas versões

A Canonical agora oferece 12 anos de suporte para algumas versões do Ubuntu. Anunciada na segunda-feira (25), a expansão faz parte de um aditivo do Ubuntu Pro para garantir mais dois anos de atualizações de segurança para quem não pretende ou não pode atualizar o sistema operacional até o momento. O prolongamento, no entanto, não é de graça.

  • 5 distros Linux para você abandonar o Windows
  • 13 coisas que usam Linux e você não sabia

Mais dois anos de suporte no Ubuntu LTS

O anúncio é voltado às versões com suporte de longo prazo, conhecidas pela sigla LTS. Para recapitular, o Ubuntu recebe novas gerações a cada seis meses com garantia de nove meses de atualizações. Porém, a cada dois anos surgem as compilações para quem busca mais consistência, como o 20.04 LTS e o 22.04 LTS, que garantem cinco anos de updates. 

Para além desse suporte estendido, as versões LTS também são compatíveis com o Ubuntu Pro, um programa de assinatura para empresas e uso doméstico para garantir ainda mais estabilidade à distribuição Linux. Entre os benefícios está o tempo de suporte prolongado, que sobe de cinco para 10 anos.


Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.

Agora, a Canonical oferece um aditivo pago de dois anos, conhecido como Legacy Support, que eleva esse tempo de cobertura para 12 anos a partir da versão 14.04 LTS, lançada em 2014. Isso significa que, em vez de o sistema durar até abril de 2024, como estava previsto, essa geração vai receber atualizações de segurança até abril de 2026 a quem paga pelo suporte estendido.

O mesmo é válido para o Ubuntu 24.04 LTS, que será lançado em abril de 2024 e que receberia atualizações de segurança até 2036 com o Legacy Support. Por outro lado, vale lembrar que essas correções são apenas para o sistema operacional e não para os aplicativos em si, que podem perder a compatibilidade com gerações mais antigas.

“O sistema operacional mais recente oferece novos recursos e desempenho aprimorado, o que é uma boa opção para novas implantações. Porém, para sistemas de produção grandes e estabelecidos, a transição para uma nova versão representa um desafio, pois pode envolver a atualização de toda a pilha de software executada nele”, justifica a Canonical ao apresentar o novo serviço. 

Legacy Support é voltada para versões LTS do Ubuntu (Imagem: Reprodução/Canonical)
Legacy Support é voltada para versões LTS do Ubuntu (Imagem: Reprodução/Canonical)

Vale a pena contratar o Legacy Support?

Antes de mais nada, é preciso ressaltar que o Ubuntu Pro não é exatamente gratuito. Para uso doméstico, é possível utilizar o serviço sem custo adicional em até cinco computadores e sem algumas vantagens, como o atendimento por telefone. No entanto, para uso comercial, o pacote gera custos que variam conforme as necessidades do cliente.

O mesmo é válido para Legacy Support, que resulta em um gasto adicional além da cobrança do Ubuntu Pro. Portanto, se a sua empresa realmente depende de versões antigas da distribuição Linux e precisa de mais tempo para fazer a migração, considere o aditivo. Caso contrário, pode ser mais vantajoso já atualizar para uma geração mais nova.

A desenvolvedora do Ubuntu não revelou os valores e nem as condições para contratar o Legacy Support para clientes do Ubuntu Pro. Contudo, o serviço funciona apenas com versões LTS – ou seja, não é possível usar com o Ubuntu 23.10, por exemplo.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • 🤑 BAIXOU MAIS | Leve Galaxy S23 Ultra de 512 GB em ótima oferta
  • Por que autoridades emitiram alertas antes do eclipse solar?
  • Peixe mais raro do mundo dá cria e se salva da extinção
  • iPhone 16 e 16 Pro têm suposto protótipo de design vazado reforçando novidades
  • EUA e Intel anunciam US$ 8,5 bi em investimentos em semicondutores
  • 8 IAs para criar fórmulas de Excel e Google Planilhas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.