Caravelas despoluidoras fazem travessia pela Baía de Guanabara

A cleantech Infinito Mare e a Confederação Brasileira de Vela (CBVela) promovem neste domingo (15/12) a travessia pela Baía de Guanabara de duas Caravelas, uma Solução Baseada na Natureza (SbN) com design inspirado nos barcos à vela para monitorar e despoluir corpos hídricos. A travessia terá início às 9 horas, no Projeto Grael, em Niterói, e chegada prevista para às 10h na Marina da Glória, no Rio de Janeiro.

A travessia será acompanhada pelas velejadoras Mariana Borges e Karla Pinho, convidadas pela CBVela, e tem por objetivo demonstrar o potencial da inovação, apresentada pela primeira vez na cidade do Rio de Janeiro. As Caravelas ficarão ancoradas na Marina da Glória e no Iate Clube do Rio de Janeiro por cerca de um mês realizando suas funções ambientais.

Caravela em NIteroi
Caravela em NIteroi

Ao longo do percurso, velejadores mirins do projeto Velejando para o Futuro se unirão à travessia acompanhando as Caravelas até a Marina da Glória, onde a equipe multidisciplinar da Infinito Mare promoverá uma ação educativa com contação de histórias. O protagonista dessa narrativa será o Suvaco, cão guardião dos oceanos e embaixador da Infinito Mare, que virou personagem de livros infantis escritos por Jana Del Favero, diretora de Ciências da empresa. O Suvaco conduzirá as crianças, adolescentes e todos os convidados em uma jornada de aprendizado sobre a importância da preservação ambiental e dos oceanos.

A recepção às Caravelas na Marina da Glória é aberta ao público. A ação é fruto da cooperação entre a Infinito Mare e a CBVela. “Em setembro, firmamos nosso acordo de cooperação e agora vamos realizar a primeira ação da nossa parceria, embasada no compromisso comum com a agenda do desenvolvimento sustentável, unindo inovação, ciência, esporte, protagonismo feminino e juventude”, explica Sandra Di Croce Patricio, diretora de Sustentabilidade da CBVela.

“A parceria entre a CBVela e a Infinito Mare destaca como o esporte e a inovação podem caminhar juntos em prol da sustentabilidade. Com a tecnologia das Caravelas e o engajamento de atletas e jovens velejadores, essa iniciativa busca inspirar todas as pessoas a cuidar dos mares e do meio ambiente”, acrescenta Marco Aurélio de Sá Ribeiro, Presidente da CBVela.

A ação de travessia das Caravelas tem apoio da BRMarinas, da Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro (FEVERJ), de Jeronymo Coimbra Bueno Filho, do Espaço Arp e da R4Nautic. O projeto Velejando para o Futuro tem como patrocinador master a Shell Brasil.

Sobre a Caravela

Inspirada no design dos barcos à vela e desenvolvida pela Infinito Mare, a Caravela é uma Solução Baseada na Natureza (SbN) para monitorar e despoluir baías, rios, lagos e outros corpos hídricos. Semelhante a uma embarcação, a estrutura modular flutuante usa algas nativas para identificar e absorver a poluição enquanto estimula a captação de CO₂ e oxigena a água. SbN é um termo que contempla soluções que mimetizam processos naturais e que usam a natureza como um ator na eficiência da solução, beneficiando a sociedade, a economia e o próprio meio ambiente. 

“Soluções Baseadas na Natureza são uma das mais sábias que temos à disposição. O poder das plantas e das algas, que purificam e renovam, é o nosso ponto de partida”, ressalta Bruno Libardoni, oceanógrafo com Ph.D em geociências pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e CEO da Infinito Mare. “A gente está materializando um sonho de colocar essas Caravelas na água. Quando começarmos a gerar informações sobre diferentes regiões da Guanabara, poderemos entender a saúde dos ecossistemas marinhos e gerar inteligência para promover essa despolução”, acrescenta Libardoni.

Por trás da inovação proposta pela Infinito Mare existe um design poético e ao mesmo tempo educativo. Idealizada por Bruno Libardoni, a Caravela foi desenhada pela equipe criativa da premiada Furf Design Studio. Seu design permite que, uma vez ancorada, ela gire em torno do próprio eixo ao sabor dos ventos e das correntes, rotação que potencializa e acelera o crescimento de algas em sua base. A Caravela foi desenhada de maneira que o seu movimento rotacional revele, a depender do ângulo de observação, dois significados: um barco à vela e uma gota d’água. O projeto recebeu em 2018 a honraria do maior prêmio de EcoDesign do mundo, o Top Innovation Award, em Guangzhou, na China.

A tecnologia cria um ambiente onde organismos nativos crescem em simbiose (algas + fungos + protozoários + bactérias) sobre superfícies submersas, formando uma turfa algal. Esse cultivo controlado funciona como um biofiltro de poluição que promove biodiversidade ao oxigenar a água e ao atrair espécies herbívoras e carnívoras. Assim, a tecnologia despolui de maneira natural, sem o uso de produtos químicos ou introdução de espécies exóticas no ambiente — e pode ser indicada para corpos d’água que recebem esgoto e nutrientes em excesso, já que as algas capturam e sequestram fósforo e nitrogênio, prevenindo a eutrofização e a proliferação de espécies tóxicas.

A biorremediação com as Caravelas requer pouca intervenção humana: ela inclui visitas de manutenção em intervalos de 7 a 14 dias, quando é feita a raspagem das superfícies internas da estrutura modular para a remoção da biomassa algal que cresceu nela. A colheita é realizada com o auxílio de uma embarcação de pequeno porte: uma vez no local, a docagem de um deck flutuante facilita o manuseio das telas submersas.

Design da Caravela

Depois de coletada, a biomassa é levada a um laboratório para triagem e processamento para depois ser analisada, garantindo que o ciclo de biorremediação seja controlado e estudado. Colheitas periódicas potencializam a eficiência do sistema e podem alimentar a economia circular, já que a biomassa retirada das Caravelas pode ser utilizada na produção de biofertilizantes, biogás e outros produtos de alto valor agregado, impulsionando a bioeconomia local. Nesse contexto, a utilização das Caravelas também está diretamente alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

“A Caravela é uma ilha limpa que atrai poluição. Se esta ilha se conecta com outra, ao lado, são duas Caravelas criando uma inteligência mais complexa sobre o ambiente. Com várias Caravelas e a Internet das Coisas (IoT), teremos sensores ambientais gerando um fluxo diário de informação”, acrescenta Libardoni. “Uma frota de Caravelas em diferentes regiões de um porto ou baía, por exemplo, permite a detecção de vazamentos e a adoção de medidas complementares de remediação e de controle, ou seja: conseguimos identificar exatamente de onde a poluição está vindo”, lembra o oceanógrafo. 

Créditos de carbono azul e biodiversidade

Ao longo de um ano, cada Caravela pode compensar até 1 tonelada de CO₂e, o que torna a tecnologia uma alternativa para geração de créditos de carbono. A título de comparação, seria necessário plantar seis árvores e esperar 20 anos para compensar a mesma tonelada de CO₂e. O cálculo leva em conta o tempo que uma árvore demora para crescer até que suas folhas consigam capturar carbono versus crescimento acelerado das algas nas Caravelas.

“Estamos falando de algo sustentável e de fácil gestão, que pode ser democratizado e trazer inúmeros benefícios, como a geração de novos postos de trabalho a partir do reaproveitamento dessa biomassa”, pontua Libardoni. Somados aos diversos impactos positivos, a Caravela promove a biodiversidade aquática enquanto aumenta a resiliência ecossistêmica e a capacidade dos organismos adaptarem às mudanças climáticas.

Sobre o Furf Design Studio 

Com sedes em Milão e Curitiba, o multipremiado Furf Design Studio foi fundado no Brasil há mais de uma década. Com mais de seis milhões de unidades de produtos vendidos em mais de vinte países, a Furf abraça a pluralidade com projetos em diferentes segmentos e materiais, sempre com sua abordagem única, poética e orientada para negócios no design.

Sua abordagem inteligente, criativa, sustentável e socialmente responsável em diversas áreas do design de produtos resultou no reconhecimento dos fundadores, Mauricio Noronha e Rodrigo Brenner, na lista Forbes Under 30 e na nomeação como instrutores da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO).

A Furf construiu uma rede sólida por meio de parcerias próximas com clientes de diversas indústrias, que vão de startups a corporações multinacionais, como Natuzzi, The Walt Disney Company, O Boticário, Grendene, National Geographic, além das Nações Unidas e da NASA.

Sobre a Infinito Mare 

A Infinito Mare é uma startup brasileira, classificada como Cleantech (por desenvolver soluções e tecnologias limpas), Deeptech (por ter base científica aprofundada) e Bluetech (dedicada à Economia Azul). Dedicada à sustentabilidade e à preservação dos ecossistemas aquáticos, a empresa fundada em 2019 atua com foco em setores como saneamento ambiental, energético, portuário e de cidades inteligentes, gerando impacto positivo na qualidade da água e na sustentabilidade socioambiental.

A Infinito Mare já passou por diversos programas de aceleração e mentorias, conquistando importantes prêmios e reconhecimentos. Somente em 2024, foi a startup destaque dentre as aceleradas pela Prefeitura de São Paulo por meio do programa Green Sampa, realizado pela Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADE SAMPA); vencedora da etapa nacional do Zurich Innovation Championship; e selecionada para participar do programa de aceleração BNDES Garagem entre mais de 1,8 mil iniciativas inscritas. 

Sobre a CBVela

A CBVela é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB). A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

A entidade foi a primeira confederação esportiva brasileira a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a incorporar a agenda global da sustentabilidade – a Agenda 2030, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – ao seu planejamento estratégico.

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